Raquel Lyra recebe representantes do Sintepe no Palácio do Campo das Princesas

Foto: Secom-PE
A governadora Raquel Lyra (PSD) recebeu nesta quarta-feira (4) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). A ida dos representantes do sindicato ocorreu após terem comparecido a uma reunião na Alepe que não foi realizada por falta de quórum. Durante a caminhada entre a Assembleia e o Palácio do Campo das Princesas, foi pedida a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 2968/2025, que trata de reajustes salariais e progressões na carreira para trabalhadores da rede estadual. Os representantes foram acompanhados pelos deputados João Paulo e Rosa Amorim, ambos do PT.
A governadora se reuniu com a presidente do Sintepe, Ivete Caetano, e o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha. Além deles, participaram o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, a secretária de Administração, Ana Maraíza, e a deputada Débora Almeida (PSDB).
Raquel prometeu que buscará garantir o pagamento da folha salarial até o próximo dia 20 e rodar uma folha extra para contemplar as progressões previstas no projeto de lei.
A governadora também comentou o atual momento do governo com a Alepe e afirmou que o cenário atual é de “perde-perde”. “Todos os projetos de lei que enviei à Alepe foram aprovados, com folga. Ontem liguei para Álvaro Porto e disse que chegamos a um momento que não está bom para ninguém, é um jogo de perde-perde. E perde, sobretudo, quem espera pelas ações”, disse.
Raquel também afirmou que mantém conversas com o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), mas criticou a oposição. “Os empréstimos, em regra, são votados em uma semana. Nunca vi oposição votar contra empréstimo e nem contra indicação. Pode perguntar a Ilha de Fernando de Noronha se tem alguém satisfeito com a gente não ter um administrador. Tivemos que criar uma estratégia de colocá-lo como adjunto para não ficarmos com a cadeira vazia”, afirmou.
Apesar disso, a governadora disse acreditar que haverá avanços. “Quando a gente senta e olha 'olho no olho', você sabe quem está falando a verdade. Pernambuco é maior do que todos nós juntos. Acredito muito que iremos avançar no processo de negociação neste mês”, afirmou.
A postura da Assembleia também foi criticada pela deputada Débora Almeida, que acusou a oposição de instrumentalizar a pauta. “Estão usando a causa do Sintepe, manipulando a situação e jogando as pessoas contra o governo para criar uma narrativa”, disse.
O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, acrescentou que há um descumprimento do regimento interno da Alepe. “O regimento da Assembleia diz que os projetos devem ser votados dentro de um prazo específico, o que não está sendo respeitado”, afirmou o secretário.
Já o deputado João Paulo (PT) elogiou a condução da governadora ao receber a categoria. “Quero ressaltar que é a primeira vez que uma governadora vem com três secretários para receber uma categoria”, disse.
O Sintepe afirmou que continuará a cobrança pela aprovação do projeto. Mas teme que ele seja adiado devido ao impasse entre os poderes Executivo e o Legislativo.