Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

São João impulsiona turismo e economia de Gravatá


Por: REDAÇÃO Portal

14/07/2025
    Compartilhe:

 

Evento atraiu mais de 1 milhão de pessoas, movimentou o comércio local e registrou números positivos nas áreas de saúde e segurança

O São João de Gravatá 2025 - O Arraiá da Felicidade, reafirmou o município como um dos principais destinos juninos do Brasil. Realizado durante todo o mês de junho, o evento atraiu mais de 1 milhão de pessoas e foi marcado por uma programação diversificada, que fortaleceu a identidade cultural local e impactou diretamente a economia, o turismo e os setores de segurança e saúde. 

A permanência média dos visitantes foi de 3,74 dias, com gasto diário médio de R$643,98 (turistas) e R$873,55 (excursionistas). Dos entrevistados, 87,2% consideraram Gravatá uma cidade referência em tradição junina e 94,33% afirmaram que pretendem voltar em 2026. Outro dado importante foi que 82,5% dos turistas vieram de outras cidades e 75% ficaram hospedados em Gravatá movimentaram pousadas, hotéis, casas de aluguel e condomínios. A nota média atribuída ao São João foi de 9,5.

O impacto do São João de Gravatá 2025 também foi fortemente sentido na rede hoteleira local, que registrou lotação máxima ao longo de todo o mês de junho. Eduardo Cavalcanti, sócio-proprietário do Hotel Fazenda Portal de Gravatá e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), destacou a importância do evento para o setor: “O São João consolidou-se como o principal vetor de movimentação turística de Gravatá. Tivemos 100% de ocupação em todos os finais de semana do mês, com hóspedes vindos de várias partes do Brasil. Isso demonstra o quanto o evento aquece a economia, não apenas no entretenimento, mas na geração de renda e fortalecimento de toda a cadeia do turismo”, afirmou.

O secretário Marllon Lima, responsável pela pasta de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, ressaltou o planejamento estratégico e o impacto cultural e econômico do evento. “O Arraiá da Felicidade foi pensado para ser mais do que uma festa: foi uma verdadeira vitrine do potencial de Gravatá. Unimos tradição e inovação, promovendo artistas locais e nacionais, fortalecendo o comércio e impulsionando o turismo de forma estruturada. Os números falam por si, mas o mais importante é o sentimento de pertencimento que conseguimos despertar na população e a imagem positiva que projetamos da nossa cidade para o Brasil inteiro”, afirmou.

O impacto no comércio local foi expressivo. A pesquisa da Empetur com os comerciantes revelou que 100% deles consideraram o São João positivo para os negócios, e 95,1% disseram que pretendem contratar mais funcionários nas próximas edições. Em relação às vendas, 54,9% dos entrevistados registraram um aumento de 80% a 100%, enquanto 31,3% relataram crescimento de 50% a 80%. Além disso, a maior parte dos estabelecimentos disse que teve que aumentar o estoque em até 100% para dar conta da demanda.

No quesito segurança, o São João foi considerado o mais seguro da história recente do município. A 5ª CIPM registrou 604 lançamentos de efetivo, número 43,9% maior do que em 2024. Não houve ocorrências registradas e a estrutura contou com policiamento preventivo em todos os polos oficiais: Pátio de Eventos, Mercado Cultural, Polo da Sanfona e Polo do Cruzeiro. A Vigilância Sanitária também realizou 200 inspeções durante o período, com apenas 16 notificações, e aplicou 270 doses de vacinas nos pontos de apoio.

O sucesso do São João 2025 é resultado do planejamento integrado entre as secretarias municipais, os órgãos de segurança e a iniciativa privada. O evento gerou mais de 8 mil empregos diretos e indiretos e consolidou Gravatá como destino turístico estratégico em Pernambuco. A expectativa é de que, em 2026, os números sejam ainda mais promissores, com novos investimentos em estrutura e programação.

O vice-prefeito João Paulo de Lemos, destacou a liderança da gestão municipal e o comprometimento com a valorização da cultura e o desenvolvimento da cidade. “Este São João é reflexo de uma gestão que planeja, escuta e executa com responsabilidade. O sucesso do Arraiá da Felicidade é resultado de um trabalho coletivo, feito com zelo, dedicação e amor por Gravatá. Mais do que números, entregamos uma experiência segura, acolhedora e grandiosa para nossa população e para quem escolheu Gravatá como destino junino”, declarou.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook