Secretaria de Cultura do Paulista faz homenagem a terreiros de candomblé
As cerimônias contribuem para a preservação de diversos elementos culturais e expressões artísticas
A Secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude publicou, na manhã desta segunda-feira (20.11), uma nota nas redes sociais destacando a importância dos terreiros de candomblé do município na preservação dos valores civilizatórios afro-indígenas.
Na publicação, a secretaria enfatizou que a conquista de direitos por essa parcela da população é bastante recente. Como exemplo, o texto citou a política de cotas raciais, cuja implementação em diversas universidades no país só teve início a partir dos anos 2000. "Há muito o que fazer para reverter esse abismo social. Relembrar Zumbi é trazer a luta e a resistência para o centro das discussões", pontuou o secretário Executivo de Cultura, Rubens Conde.
Na opinião do secretário, os terreiros de Paulista prestam uma grande contribuição para a preservação de diversos elementos culturais e expressões artísticas. "A identidade cultural do município passa pelo trabalho de preservação da nossa memória, que eles praticam no dia a dia", agregou.
Para ele, o reconhecimento do Terreiro Axé Talabi como Patrimônio Vivo de Pernambuco pelo Governo do Estado é uma demonstração cabal do esforço e dedicação da salvaguarda da cultura negra.