Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Secretaria de Segurança monta grande esquema de segurança para a festa de 43 anos de emancipação de Camaragibe


Por: REDAÇÃO Portal

13/05/2025
    Compartilhe:

 

Pela primeira vez em eventos da cidade, Guarda Civil Municipal atuará com videomonitoramento e sistema de rádio na comunicação integrados com a PM, Polícia Civil e o CIODS, da SDS - PE

A população de Camaragibe e os visitantes que pretendem conferir os grandes shows na Praça de Eventos em frente ao Camará Shopping, nos dias de festa pelos 43 anos da cidade, terão tranquilidade para se divertirem. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública, montou um esquema especial de segurança, elaborado de forma integrada com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e tendo a presença de 600 policiais militares, 30 policiais civis e 100 guardas municipais.

“Elaboramos um planejamento detalhado com a Secretaria de Segurança Pública e os órgãos estaduais para oferecer segurança e tranquilidade à população e visitantes durante os dias de festa. São mais de 700 profissionais atuando com um sistema de comunicação de rádio integrado, trocando informações com os órgão de segurança pública e com a Fundação de Cultura de Camaragibe, que coordena a festa. Agradeço a cada profissional pela dedicação e ao Governo de Pernambuco por mais esta importante parceria. Essa festa ficará marcada na história da nossa cidade”, declarou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe, a Guarda Civil Municipal atuará em parceria com os órgãos operativos da SDS e a presença efetiva das polícias Militar (PMPE) e Civil. Uma das novidades é a Delegacia Móvel de Polícia Civil, unidade de policiamento que participa das festividades em Camaragibe pela primeira vez. Além disso, a secretaria informou que já está em atuação um amplo reforço no plantão da Delegacia Municipal de Polícia.

A Guarda Civil Municipal, segundo a secretaria municipal, atuará com 100 guardas civis municipais nas área de trânsito, com a Patrulha de Grandes Eventos (PGE) apoiando a Polícia Militar, e nas barreiras de acesso em parceria com o setor de Controle Urbano do município, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaragibe (Sedec) e segurança privada. O objetivo é impedir a entrada de armas, garrafas de vidro e coolers de bebida na área de shows, proporcionando maior segurança ao público presente. 

“A unidade da Delegacia Móvel já está instalada ao lado da gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida Manoel Honorato, em frente a Praça de Eventos, onde está montado o palco das apresentações musicais. Destacamos essa importante integração com os órgãos operativos da SDS, a exemplo das Polícias Militar e Civil, para assegurar uma festa segura, como aconteceu no Carnaval. Lembramos a todos que se levarem bebidas em vidro, que troquem pelas garrafas pet nos locais de acesso à Praça de Eventos”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Camaragibe, Coronel Rossini.

O secretário ressaltou que a Prefeitura de Camaragibe também aumentou em 100% o número de câmeras de videomonitoramento para o pelo aniversário da cidade, que até o próximo domingo (18/05) terá apresentações de grandes artistas e bandas nacionais e locais, instalando a Central 153 de forma descentralizada com um container no centro da gruta. O equipamento realiza o monitoramento em tempo real por meio de Câmera Speed Dome, que possui um dispositivo de zoom elevado para aproximação das imagens.

A Polícia Militar, através da assessoria de comunicação, informou que o comando da PMPE disponibilizou 600 policiais militares por meio de equipes na modalidade a pé, montado e motorizado a duas e quatro rodas. Além do efetivo do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), haverá o reforço de unidades especializadas, como o Regimento de Polícia Montada (cavalaria), a Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto) e os batalhões de polícia Rodoviária (BPRV) e Radiopatrulha (BPRP). 

A atuação integrada das equipes da Polícia Militar envolvidas no evento tem como objetivo principal prevenir ocorrências e assegurar a ordem pública durante os dias de comemoração. A corporação destaca, ainda, que “a operação foi planejada com foco na presença ostensiva, permitindo resposta rápida a qualquer eventualidade e garantindo o bem-estar dos participantes”.

Na Praça de Eventos, o comando de operações da PM determinou a instalação de três plataformas elevadas de observação do público. Já a SDS-PE, por meio do Centro Integrado de Operações (CIODS), também instalou no local o Posto de Observação Elevado reforçando o videomonitoramento do município através de um caminhão devidamente equipado e pronto para atuar em possíveis ocorrências.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook