Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

TCE-PE fortalece parceria com gestores durante 8º Congresso da Amupe


Por: REDAÇÃO Portal

04/05/2025
    Compartilhe:

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) mais uma vez marcou presença no 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento segue até esta quarta-feira (30), no Centro de Convenções, em Olinda.

O presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, participou da cerimônia de abertura na última segunda-feira (28), ao lado do presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e de autoridades como a governadora Raquel Lyra, o prefeito do Recife, João Campos, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, além de representantes estaduais, federais e diversos prefeitos e gestores municipais.

Com o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, o congresso discute desafios e soluções voltadas à administração pública nos municípios.

Durante seu pronunciamento na solenidade de abertura, Valdecir Pascoal destacou o papel pedagógico e orientador do Tribunal. “Além de fiscalizar, que é nosso dever institucional, temos um papel, cada vez mais, de dialogar com o gestor”, declarou.

Ele também frisou a importância de compreender as especificidades de cada município para garantir uma atuação mais justa e eficiente.

“Buscamos aprimorar o nosso devido processo de contas, com imparcialidade, ouvindo o gestor, ingressando na política pública, na avaliação qualitativa do gasto, sabendo o nosso lugar, porque, no final, o nosso propósito é melhorar a gestão pública e transformar a vida do cidadão”, afirmou.

Salas Temáticas – A programação do congresso inclui painéis temáticos sobre áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, planejamento, execução e controle social. O TCE-PE participa de dois desses painéis, abordando os temas de educação e segurança, reafirmando seu compromisso com áreas estratégicas da gestão municipal.

Na terça-feira (29), a gerente de Fiscalização de Educação, Nazli Leça Nejaim, e o gerente de Fiscalização da Segurança e Administração Pública, Bruno Ribeiro, participaram dos painéis “Indicadores para o Planejamento da Educação Básica” e “Adequação dos Municípios à Política Nacional de Segurança Pública”, respectivamente.

“Nosso objetivo é apresentar os indicadores educacionais e trazer o retrato do Estado como um todo. E esses dados são muito importantes porque mostram à gestão a condição, a situação, o posicionamento que ela ocupa hoje nos indicadores, das metas, dos planos de educação estadual e municipal”, afirmou Nazli.

“Mostramos os resultados obtidos no trabalho de levantamento sobre a adequação dos municípios à política nacional de segurança pública. E essa apresentação foi fundamental para sensibilizar os gestores quanto à importância de os municípios atuarem como agentes estratégicos do sistema único de segurança pública”, destacou Bruno.

Serviços – O TCE-PE também montou um estande na feira para receber gestores e esclarecer dúvidas sobre suas atividades e serviços, como os cursos da Escola de Contas e os canais de atendimento da Ouvidoria.

Dentro da programação, a Escola de Contas promoveu, na segunda-feira (28), uma oficina piloto com o jogo “Cidades Possíveis”, ferramenta de educação cidadã desenvolvida pelo Centro Cultural do Tribunal de Contas da União.

O jogo propôs desafios ligados à gestão urbana e incentivou os participantes a refletirem, de forma colaborativa, sobre como construir cidades mais equitativas e sustentáveis. Para Adriana Dubeux, gerente de Controle Social e Cidadania da Escola e uma das mediadoras da oficina, a atividade representou um avanço importante no uso da gamificação como instrumento de educação para a cidadania.

“O uso de gamificação nas ações do programa TCEndo Cidadania é uma meta da Escola de Contas, por isso ficamos muito entusiasmados com a oficina e com a oportunidade de apresentar o jogo ao público do congresso, formado por agentes com potencial para multiplicar os aprendizados proporcionados por essa dinâmica”, disse ela.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook