Venezuela volta atrás da imposição de tarifas a produtos brasileiros

Foto: Federico Parra/AFP
O governo da Venezuela voltou atrás da aplicação de tarifas de 15% a 77% contra produtos brasileiros. A informação foi confirmada pelo governo de Roraima, estado que faz fronteira com o país. Segundo o presidente da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria de Roraima, Eduardo Ostreicher, houve uma falha no sistema que fazia a isenção das tarifas. O problema, ainda segundo ele, já foi resolvido.
A embaixada brasileira em Caracas, na Venezuela, informou que ainda está trabalhando para confirmar as razões da imposição e do recuo da Venezuela. A isenção das tarifas havia sido aplicada sem aviso prévio na última sexta-feira (25).
A Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) explicou que recebeu "comunicações extraoficiais" da suspensão.
Em nota, o governador de Roraima, Antônio Denarium, afirmou que "os empresários ganham mais segurança para continuar exportando para esse mercado, que é essencial para a economia de Roraima”.
“A Venezuela é o principal destino das exportações roraimenses. Essa taxação poderia prejudicar fortemente o comércio transfronteiriço, afetando empregos, renda e arrecadação", completou o governador.
Com informações do Poder360.