Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Vereador Alcides Cardoso comemora decisão do TCE que determina demolição do Edifício 13 de maio


Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Divulgação

09/04/2024
    Compartilhe:

Após denúncia contra a Prefeitura do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PL) comemorou a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determinou a demolição do Edifício 13 de Maio, no bairro da Boa Vista. O imóvel abandonado há mais de 60 anos está em processo avançado de deterioração e possui um risco estrutural considerado alto.

O vereador vem cobrando providências sobre o Edifício desde 2021, quando foi feito requerimento solicitando à gestão municipal a demolição do imóvel localizado na rua da União. ''Não é de hoje que venho fazendo esta cobrança. Após nossa denúncia ao TCE sobre o risco alto de desabamento, o prefeito João Campos recebeu um alerta da Corte de Contas para realizar a demolição do prédio com urgência. O imóvel oferece risco a todos que moram ou frequentam seu entorno. A Prefeitura precisa cumprir seu papel'', ressaltou Alcides.

De acordo com o parlamentar, em 2012 a Defesa Civil do Recife detectou que o prédio apresentava o risco R3 na escala de fissuras. Em 2019, a partir de uma nova vistoria, o prédio já tinha passado para o risco R4, que é o mais severo da escala.  Além das manifestações de corrosão e fissuras na superfície. Apesar dos alertas, nada havia sido feito pela gestão municipal até a notificação do TCE.

“Diligente com os interesses do povo recifense, nosso mandato oficiou, em janeiro deste ano, seis instituições (Prefeitura do Recife, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, CREA, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco). Alertamos sobre os riscos e solicitamos a demolição do prédio inacabado, em caráter de urgência, a fim de resguardar e evitar o grave risco de desastre naquela região”, pontuou o vereador.

Após a decisão TCE, expedida pelo conselheiro Marco Loreto, a Prefeitura do Recife informou que nos próximos dias será publicado um edital de licitação para contratar a empresa que ficará responsável pela demolição do prédio.

''Esperamos agora que o prefeito João Campos aja de forma rápida e que as providências sejam adotadas em caráter de urgência para garantir a segurança da população'', finalizou Alcides.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook