18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas, ao todo, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes

Foto: Repordução/ agencia Brasil
Sinais sutis como falta de apetite, isolamento social e sinais sutis como agressividade podem denunciar algo que está ocorrendo na vida de uma criança ou adolescente. O abuso sexual é uma das causas de comportamentos assim e o crescimento desse tipo de crime no Brasil assusta. Só nos quatro primeiros meses deste ano, 17,5 mil violações sexuais contra crianças ou adolescentes foram registradas pelo Disque 100. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e apontam um aumento de quase 70% em relação ao mesmo período de 2022.
Nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas, ao todo, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, das quais 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas como abuso, estupro e exploração sexual e psíquicas.
Os dados foram consolidados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) por ocasião do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado nesta quinta-feira (18).
As denúncias de qualquer abuso sexual ou outro crime contra os direitos humanos podem ser feitas - de forma anônima e gratuita - pelo Disque 100.
Reportagem Ana Júlia Duarte
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Simplex: confira os números da nova rodada da pesquisa para o Governo de Pernambuco
Pesquisa foi realizada no dia 8 de junho, tem margem de erro de 3% e contém...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
STF começa a ouvir réus do núcleo 1 da trama golpista
Entre os interrogados nesta fase está o ex-presidente Jair Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Governo de Pernambuco transfere ponto facultativo de Corpus Christi para véspera de São João
O ato foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (5)
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Jô Cavalcanti é confirmada como pré-candidata ao Senado pelo PSOL em 2026
Escolha da vereadora do Recife foi unânime no diretório estadual, que...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Alexandre de Moraes decreta prisão de Carla Zambelli
Deputada anunciou ter deixado o Brasil na terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Cirilo Mota desiste de reeleição e apoia Osmar Ricardo na disputa pelo comando do PT Recife
Atual presidente defende unidade no partido; capital ainda conta com outros...