Ao todo foram 3.181 mulheres foram vítimas de violência nos estados monitorados

Foto: Freepik
No ano passado, 3.181 mulheres foram vítimas de violência no Brasil, um número 22% maior do que o registrado em 2022. Quando o recorte é feminicídio, uma mulher foi morta a cada 15 horas. Os números são do novo boletim "Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver", que foram levantados pela Rede de Observatórios da Segurança, responsável pelo monitoramento de nove estados brasileiros.
O panorama de Pernambuco é de alerta, com 319 casos de violência e 92 feminicídios registrados. Segundo a coordenadora estadual do Observatório de Segurança, Edna Jatobá, as pernambucanas enfrentam um cenário de insegurança.
Os dados da pesquisa são produzidos a partir de um monitoramento diário do que circula nas mídias sobre violência e segurança. A metodologia permite que os crimes que têm evidências mas não são tipificados pela polícia como violência contra mulheres (lesão corporal, ameaças e outros), sejam nomeados corretamente, o que ajuda a reduzir os índices de subnotificação desses casos.
Ouça matéria da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
MPPE denuncia delegado por tentativa de homicídio contra ambulante em Noronha
Ministério Público também solicitou o afastamento do cargo do delegado...
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Policial penal é preso por tráfico de drogas dentro do Presídio de Igarassu
O policial nega ter conhecimento da droga
- Por REDAÇÃO
- 15/06/2025
Polícia investiga triplo homicídio dentro de residência em Nova Descoberta, no Recife
Vítimas tinham 17, 18 e 19 anos de idade
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Corpo é deixado em frente à CEPLANC, na Zona Norte do Recife; Polícia Civil investiga caso
A vítima, um homem de 28 anos, tinha diversos ferimentos por arma de fogo
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia investiga envolvimento de policial penal em entrega de droga a detento no Presídio de Igarassu
Câmeras de segurança confirmaram participação do servidor e de um detento
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia Civil identifica suspeito de invadir estacionamento do DHPP e furtar veículos militares
Dois casos foram registrados no local em menos de uma semana