Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Acusado de estupro, ex-funcionário de Padre Airton tem liberdade concedida pela Justiça


Por: REDAÇÃO Portal

Landelino Rodrigues estava preso preventivamente desde 27 de julho de 2023

03/05/2025
    Compartilhe:

Landelino Rodrigues estava preso preventivamente desde 27 de julho de 2023

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concedeu habeas corpus a Landelino Rodrigues da Costa Filho, ex-funcionário do padre Airton Freire. Ambos são investigados pelos crimes de estupro de vulnerável. Landelino estava preso preventivamente desde 27 de julho de 2023, e agora responde ao processo em liberdade após decisão da 2ª Turma da 1ª Câmara Regional de Caruaru.

Landelino trabalhava como técnico audiovisual da Fundação Terra, fundada pelo padre Airton Freire. De acordo com a denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), entre outros elementos, o ex-funcionário teria praticado conjunção carnal e outros atos libidinosos à força contra uma mulher na Fazenda Malhada, em Buíque, no Sertão, em outubro de 2020. A ação criminosa teria ocorrido em conjunto com o padre, que continua em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico.

A defesa de Landelino Rodrigues da Costa aponta que ele foi vítima de constrangimento ilegal por ter permanecido preso preventivamente por 590 dias. À época, a prisão preventiva foi decretada pela garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal. Os advogados de Landelino também argumentaram no pedido de habeas corpus que ele, além de ser réu primário, desenvolveu quadro depressivo na cadeia e tem um filho dependente menor de 2 anos.

Além de Airton Freire e Landelino Rodrigues, outras duas pessoas também são investigadas por estupro de vulnerável: Jailson Leonardo da Silva, motorista suspeito de estuprar a personal stylist Silvia Tavares, e um outro motorista indiciado por falso testemunho.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook