PL já foi apresentado na Alepe e segue para avaliação da sua constitucionalidade

Foto: Freepik
Em Pernambuco, um Projeto de Lei visa conceder licença menstrual para trabalhadoras. O benefício seria direcionado a pessoas que sofrem com sintomas fortes e complicações durante a menstruação, de modo a afetar seu bem-estar e desempenho profissional. O PL seria aplicado para todos os cargos, como explica o autor do projeto, o deputado estadual Joel da Harpa (PL).
Leis semelhantes a essa também estão em trâmite em outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Pará e Ceará. Em Brasília, a legislação sobre o mesmo tema foi aprovada em maio deste ano.
O advogado trabalhista, João Galamba, alerta sobre os efeitos adversos que o projeto pode provocar às mulheres no mercado de trabalho.
De acordo com o deputado, a lei não irá autorizar que o empregador pergunte, no processo seletivo para uma vaga, se as mulheres têm complicações durante o período menstrual. E possíveis multas e sanções do projeto ainda serão discutidas pelos deputados.
O PL já foi apresentado na Assembleia Legislativa do estado e segue agora para a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.
Ouça matéria completa da repórter Taynã Olimpia no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos