Após MonkeyPox ser declarada emergência internacional pela OMS, Ministério da Saúde articula compra de vacinas
Até o momento são 16 mil casos notificados em 75 países desde o início de maio deste ano. O Brasil já registrou 696 casos confirmados

Foto: Agência Brasil
A MonkeyPox foi declarada emergência internacional de saúde pela Organização Mundial da Saúde. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom, durante coletiva de imprensa. Até o momento são 16 mil casos notificados em 75 países desde o início de maio deste ano. Apesar de ter ido adiante com a declaração, a decisão não foi consensual entre os membros do comitê de Emergência da OMS.
Segundo Tedros "A avaliação da OMS é que o risco da Monkeypox é moderado em todas as Regiões do mundo, a exceção da Europeia, onde avaliamos o risco como alto". O diretor geral também acrescentou que “há também um risco claro de maior disseminação internacional, embora o risco de interferência no tráfego internacional permaneça baixo no momento”.
Com 696 casos confirmados até o momento, o Brasil entrou em articulação com a OMS, através do Ministério da Saúde, para adquirir vacinas contra a doença. Através de nota, a pasta afirmou que a vacinação em massa não é sugerida pela OMS em países não endêmicos para a enfermidade, como é o caso do Brasil. A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.
No Brasil, 506 casos foram registrados em São Paulo. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul também têm precedentes. Já Pernambuco tem três casos confirmados.
Ouça a nota do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos