Até 2,5 milhões podem ter glaucoma no Brasil, diz Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG)
A doença afeta a região periférica da visão inicialmente e a perda da visão central só ocorre quando a doença já está em estado avançado

Foto: Reprodução/G1
Causador de problemas irreversíveis para a visão, o glaucoma é uma doença crônica que pode afetar até 2,5 milhões de pessoas com mais de 40 anos no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). E o problema é este: por ser insidiosa, se desenvolve de forma lenta, podendo demorar meses ou até anos para o paciente perceber algum sintoma. A doença afeta a região periférica da visão inicialmente e a perda da visão central só ocorre quando a doença já está em estado avançado.
Não existe cura para o glaucoma, mas ela pode ser controlada. De que forma? Basta se atentar aos fatores de risco. A doença é mais incidente em pessoas acima de 40 anos, negras, portadoras de diabetes, alta miopia ou que já sofreram algum tipo de trauma ocular ou doenças intraoculares. Outro fator importante é o histórico familiar, já que 6% dos indivíduos que atestaram glaucoma já apresentaram outro caso na família.
O ideal é visitar o oftalmologista uma vez por ano. Os tratamentos do glaucoma em fase inicial, com colírio ou laser, tem por objetivo baixar a pressão no olho e mantê-la sob controle lentamente. Quando a doença está mais avançada, muitas vezes é preciso uma intervenção cirúrgica para baixar a pressão de forma mais abrupta.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença