Butantan identifica compostos de animais marinhos e plantas que matam parasita da doença de Chagas
Atualmente o único medicamento disponível não elimina o protozoário, que a longo prazo causa problemas cardiológicos e gastrointestinais; objetivo da pesquisa é buscar terapias alternativas

Foto: Reprodução/OPAS
O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, anuncia uma descoberta significativa para o tratamento da doença de Chagas. O pesquisador André Tempone identificou compostos de animais marinhos e plantas capazes de eliminar o parasita responsável pela doença.
Uma dessas substâncias promissoras foi encontrada no coral-sol (gênero Tubastraea), coletado no litoral norte de São Paulo. O estudo, publicado em 2022 na revista ACS Omega, deve ajudar no desenvolvimento de medicamentos mais eficazes. O composto isolado mostrou seletividade para o parasita em testes celulares, abrindo caminho para sua síntese em laboratório.
Além disso, uma molécula encontrada na planta canela-amarela também apresentou eficácia contra o Trypanosoma cruzi, o agente causador da doença. Essas descobertas são de grande importância, visto que a doença de Chagas é muitas vezes diagnosticada tardiamente, tornando o tratamento mais desafiador. Atualmente o único medicamento disponível não elimina o protozoário, que a longo prazo causa problemas cardiológicos e gastrointestinais.
De acordo com cientistas do Projeto Conservação Recifal (PCR), o coral-sol é uma espécie invasora que vem se disseminando por toda a costa brasileira desde a década de 1980 e ameaçando os corais nativos por não possuir predadores naturais fora da sua área original de ocorrência.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença