Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Região Metropolitana

Cemit reforça os cuidados para banhos de mar com segurança no feriado de Semana Santa e Tiradentes


Por: REDAÇÃO Portal

Comitê alerta para marés altas e locais sem proteção de recifes

16/04/2025
    Compartilhe:

Comitê alerta para marés altas e locais sem proteção de recifes

Foto: Tarciso Augusto/Semas

Durante o feriado da Semana Santa e do Dia de Tiradentes, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) reforça o alerta à população da Região Metropolitana do Recife sobre os cuidados necessários para garantir segurança ao entrar no mar.

Entre os dias 17 e 20 de abril, período correspondente à Semana Santa, haverá lua cheia, o que influencia o comportamento das marés. Os horários mais seguros para banho de mar nesse período serão entre 12h20 e 15h20, quando a maré estará mais baixa e poderá formar piscinas naturais protegidas pelos recifes. Já nos horários de maré alta — de manhã, entre 6h e 9h, e no fim da tarde, entre 18h30 e 21h50 —, essas piscinas ficam submersas, com níveis de água variando de 1,68 m a 2,04 m.

A partir de 21 de abril, feriado de Tiradentes e início da Lua Minguante, as marés altas vão ocorrer mais tarde, às 10h14 e às 23h14. Essa mudança tende a diminuir o risco de ataques, já que o horário de maré cheia se distancia dos períodos em que os tubarões estão mais ativos.

Nos locais onde o mar é aberto, ou seja, não há proteção dos recifes, não é recomendado tomar banho de mar em nenhuma hora do dia ou estágio da maré. É essencial observar as placas e bandeiras de sinalização, que informam sobre os riscos de correntes fortes, ondas elevadas e a presença de animais marinhos.

Um trecho de 33 quilômetros de extensão — desde a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho — é considerado área de atenção, e os banhistas devem seguir as orientações do CEMIT. De acordo com o Decreto Estadual nº 21.402/1999, é proibido praticar esportes náuticos nessa região.

Há também um ponto com proibição total para banho de mar: um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, vizinho ao Hospital da Aeronáutica. Essa interdição foi estabelecida por meio de decreto municipal.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook