Chimpanzé Sena, do Parque Dois Irmãos, celebra 67 anos de vida
Aniversário animal, que é o mais velho da espécie no Brasil, contará com programação especial

Foto: Lu Rocha
O morador mais longevo do Zoológico de Parque Dois Irmãos, o chimpanzé (Pan troglodytes) Sena, completa 67 anos neste domingo (18), com uma programação especial em sua homenagem. De acordo com a Associação Brasileira de Zoológicos e Aquários (AZAB), o chimpanzé é considerado o mais velho de sua espécie no Brasil e possivelmente do mundo, já que os outros indivíduos que detinham o recorde de idade no Guinness Book faleceram recentemente.
O primata chegou ao Parque aos 15 anos, depois que o dono do circo em que vivia se recusou a cuidar dele ao perceber problemas dentários. Seu ingresso no Zoológico de Dois Irmãos foi marcado por acolhimento e cuidados, com a direção do parque providenciando tratamento dentário realizado por um dentista humano. Após esse tratamento, o chimpanzé nunca mais apresentou problemas graves de saúde.
“Sena faz parte da memória afetiva de várias gerações que vivenciaram o Parque nas duas infâncias, essas lembranças aproximam a população da natureza e estimulam a sensibilização pelas causas ambientais, além do cuidado e respeito pelos animais. Não só os visitantes, a comunidade científica aprendeu muito com Sena. Sua história ilustra como a dedicação e o zelo podem impactar positivamente a longevidade e a qualidade de vida dos indivíduos sob cuidados humanos”, afirma a gerente geral do Parque, Marina Falcão.
Sena é um animal condicionado, o que significa que ele aprendeu a associar estímulos a respostas por meio de repetições e reforços. Ele está bem acostumado com a rotina e, por cooperação, permite que a equipe responsável pelos seus cuidados realize procedimentos necessários, como corte de unhas e aplicação diária de colírio, além de exames de vista periódicos.
Em comemoração ao aniversário de Sena, a equipe do Parque Dois Irmãos preparou uma programação especial, que inclui um almoço comemorativo, bolo e uma apresentação do animal com seu tratador e amigo Marciano.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Após colisão contra poste, veículo pega fogo em Casa Amarela; homem é socorrido para o HR
Segundo testemunhas, o condutor negou ter consumido bebida alcoólica ou...
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Protesto de carroceiros interdita avenidas do Grande Recife nesta segunda-feira
O protesto acontece devido à lei de tração animal
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Colisão entre carro e ônibus escolar deixa uma pessoa morta em Carpina, na Mata Norte
Segundo a PRF, a suspeita é de que o veículo de passeio tenha atravessado a...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Gilson Machado se apresentaria no São João de Caruaru no dia 24 de junho com a banda Brucelose
Cachê da apresentação deste ano não foi divulgado
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Pela segunda vez, voo entre Recife e Madri enfrenta problema técnico e retorna ao aeroporto
O avião deu cerca de 20 voltas sobre o oceano para diminuir o peso e pousar...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Artefato explosivo é deixado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife na manhã desta quinta-feira (12)
Esquadrão anti-bombas está no local