Teresa Leitão, presidente da Comissão, aponta que os dados epidemiológicos do estado ainda não apresentam segurança. José Ricardo Diniz, presidente do Sinepe-PE defende o retorno gradual com a desvinculação das redes de ensino

Foto: Reprodução/G1
O retorno das atividades escolares continua suspenso em Pernambuco. A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) destacou posicionamento contrário à retomada das aulas presenciais. A decisão foi tomada pelos parlamentares na noite desta terça-feira (12), diante de uma reunião remota com duração de três horas e com a presença de dez convidados.
Durante o programa CBN Recife desta quarta-feira (13), houve uma discussão sobre o tema entre a deputada estadual, Teresa Leitão (PT), e o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz. De acordo com a parlamentar, a análise dos dados epidemiológicos do estado, que orientam a posição da Assembleia, mostra que ainda não há segurança para a retomada. “O esforço está sendo feito, muita coisa foi alterada para que o retorno seja seguro, mas além da preparação, tem a manutenção desse espaço e dessa nova configuração pedagógica que as escolas vão precisar se apresentar. Nesse sentido, nós achamos mais seguro aguardar uma estabilização maior do próprio contágio, que ainda está significativo aqui no estado”, afirma Teresa.
Por outro lado, o professor José Ricardo defende a necessidade de haver a desvinculação das datas de retorno, já que existem diferentes redes de ensino, privadas e públicas, que apresentam situações diferentes. Segundo ele, não haverá uma única data para a volta de todas as escolas e é preciso analisar a situação entendendo todo contexto. “Quando o protocolo foi estabelecido, houve prontidão. Automaticamente estaríamos prontos, dentro dos protocolos estabelecidos e essa volta seria gradativa, progressiva, você teria a volta de no máximo 1/3, com escola oferecendo as duas alternativas: o remoto e o presencial”, destaca o presidente.
Confira o debate completo com Teresa Leitão e José Ricardo Diniz, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Projetos da Unit-PE conquistam 1° e 3° lugar no pódio de evento do Porto Digital
Os alunos, que cursam o 1º período do curso, competiram com cerca de 560...
- Por REDAÇÃO
- 10/06/2025
Alepe aprova reajuste salarial dos professores da rede estadual de ensino
A pauta estava travada na Alepe por ausência da bancada governista nas...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Prefeitura abre 250 vagas para cursos superiores gratuitos em tecnologia no Recife; confira
Inscrições seguem até 29 de junho
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2025
Enem 2025 tem inscrições prorrogadas até 13 de junho
Medida visa ampliar participação dos candidatos; número de inscritos já...
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2025
Servidores da Educação anunciam paralisação em Pernambuco para pressionar votação de reajuste
Projeto que propõe aumento de 6,27% no piso salarial dos professores...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
UPE e Secretaria da Controladoria-Geral lançam edital para residência em Ciência de Dados e Analytics
Programa oferece bolsas de R$ 3.100 para 10 residentes com duração de 15...