Teresa Leitão, presidente da Comissão, aponta que os dados epidemiológicos do estado ainda não apresentam segurança. José Ricardo Diniz, presidente do Sinepe-PE defende o retorno gradual com a desvinculação das redes de ensino

Foto: Reprodução/G1
O retorno das atividades escolares continua suspenso em Pernambuco. A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) destacou posicionamento contrário à retomada das aulas presenciais. A decisão foi tomada pelos parlamentares na noite desta terça-feira (12), diante de uma reunião remota com duração de três horas e com a presença de dez convidados.
Durante o programa CBN Recife desta quarta-feira (13), houve uma discussão sobre o tema entre a deputada estadual, Teresa Leitão (PT), e o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz. De acordo com a parlamentar, a análise dos dados epidemiológicos do estado, que orientam a posição da Assembleia, mostra que ainda não há segurança para a retomada. “O esforço está sendo feito, muita coisa foi alterada para que o retorno seja seguro, mas além da preparação, tem a manutenção desse espaço e dessa nova configuração pedagógica que as escolas vão precisar se apresentar. Nesse sentido, nós achamos mais seguro aguardar uma estabilização maior do próprio contágio, que ainda está significativo aqui no estado”, afirma Teresa.
Por outro lado, o professor José Ricardo defende a necessidade de haver a desvinculação das datas de retorno, já que existem diferentes redes de ensino, privadas e públicas, que apresentam situações diferentes. Segundo ele, não haverá uma única data para a volta de todas as escolas e é preciso analisar a situação entendendo todo contexto. “Quando o protocolo foi estabelecido, houve prontidão. Automaticamente estaríamos prontos, dentro dos protocolos estabelecidos e essa volta seria gradativa, progressiva, você teria a volta de no máximo 1/3, com escola oferecendo as duas alternativas: o remoto e o presencial”, destaca o presidente.
Confira o debate completo com Teresa Leitão e José Ricardo Diniz, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Governo de Pernambuco abre licitação para construção de escola indígena em Águas Belas, no Agreste
A nova unidade de ensino atenderá a cerca de 400 estudantes
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Movimento Pró-Criança celebra 32 anos com reabertura de unidade no Recife Antigo e oferta de cursos gratuitos
Evento contará com missa, homenagem a fundador e abertura de 150 vagas para...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
SESI-PE abre 300 vagas para cursos gratuitos de qualificação online
Formações em Satisfação do Cliente e Oratória são oportunidades para...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Educação inclusiva em Pernambuco enfrenta carência de profissionais e estrutura, aponta TCE-PE
Levantamento mostra que metade dos alunos neuroatípicos não recebe o...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
PROUPE abre 1.560 bolsas de estudo de até R$ 500 para estudantes baixa renda
As vagas são voltadas ao segundo semestre letivo deste ano
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Reunião anual da SBPC inicia programação gratuita no campus da UFRPE, no Recife
O evento conta com cerca de 200 atividade