A data ainda não foi definida, mas necessitará de agilidade, visto que os metroviários decretaram a paralisação do serviço por tempo indeterminado

Foto: Divulgação / G1
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados vai realizar uma visita técnica ao complexo metroviário do Recife para verificar a situação do sistema que transporta todos os dias mais de 200 mil passageiros da Região Metropolitana. A ida da comitiva federal foi aprovada após requerimento apresentado pelo deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE). A data ainda não foi definida, mas necessitará de agilidade, visto que na noite da quarta-feira (2), os metroviários decretaram em assembleia, a paralisação do serviço por tempo indeterminado. Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE comentou sobre a vinda da comitiva.
O documento que foi aprovado destaca que a visita tem como objetivo principal acompanhar as manifestações grevistas e apurar as alegações de precariedade e de sucateamento do sistema, que atualmente é de responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estatal vinculada ao Ministério das Cidades.
Na noite da quarta-feira, os metroviários de Pernambuco decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado, visto que as negociações sobre o acordo coletivo 2023/2025 não avançaram, como destaca Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE.
Esta é a terceira paralisação da categoria em menos de um mês. No dia 12 de julho, os metroviários paralisaram o serviço por 24 horas. Depois, a categoria cruzou os braços por 48 horas, acompanhando, na ocasião, a greve dos rodoviários, que se estendeu por seis dias.
Entre as principais exigências dos trabalhadores está a retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND) do governo federal, além do reajuste salarial.
A comitiva que vai visitar o sistema de metrô da capital pernambucana deve ser composta por representantes do Congresso Nacional, do Ministério das Cidades, do Governo de Pernambuco e do Sindicato dos Metroviários.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro