No dia 1º de fevereiro acontece a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024

Foto: Divulgação / Redes Sociais
A bancada de deputados federais pernambucanos declarou apoio ao atual presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) para concorrer à reeleição. O progressista é o favorito na disputa, marcada para o dia 1º de fevereiro. Na ocasião também serão escolhidas as 11 funções da mesa diretora, todas com mandato de dois anos. Na busca pela principal cadeira da Câmara, Lira deve reunir o apoio da maioria dos partidos, agregando a união de partidos pró e de oposição, como do PT de Lula e PL de Jair Bolsonaro. A cientista política Priscila Lapa destaca que esta unidade apresentada pelos parlamentares, mesmo que de diferentes legendas, é natural em períodos eleitorais da Câmara.
Arthur Lira vem recebendo as bancadas estaduais na residência oficial da Câmara. Na reunião, as demandas dos parlamentares são ouvidas. Apesar das manifestações dos parlamentares pernambucanos, a disputa é secreta e por meio de urna eletrônica. Sobre os principais riscos de governabilidade do presidente Lula, caso Lira seja reeleito, Priscila Lapa evidencia a boa relação e articulação do chefe do executivo.
No encontro, registrado e publicado nas redes sociais, Silvio Costa Filho afirma "Bancada de Pernambuco declara apoio ao Presidente Arthur Lira". Na foto estão presentes ao todo, 17 deputados pernambucanos: Clarissa Tercio (PP), Pedro Campos (PSB), Silvio Costa Filho (Republicanos), Fernando Filho (União Brasil), Waldemar Oliveira (Avante), Carlos Veras (PT), Eduardo da Fonte (PP), Clodoaldo Magalhães (PV), Maria Arraes (Solidariedade), Iza Arruda (MDB), Augusto Coutinho (Republicanos), Eriberto Medeiros (PSB), Lula da Fonte (PP), Lucas Ramos (PSB), Coronel Meira (PL), Felipe Carreras (PSB), Mendonça Filho (União Brasil), Fernando Rodolfo (PL) e Luciano Bivar (União Brasil).
No dia 1º de fevereiro, quando os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse também acontece a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024, que compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria, formada por quatro secretários e quatro suplentes.
Ouça e saiba mais na reportagem completa de Guilherme Camilo clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro