Apesar da redução, a área devastada nos quatro primeiros meses de 2023 representa o terceiro pior resultado nos esforços de preservação do bioma desde o ano de 2008

Foto: Reprodução/G1
O tamanho da área desmatada da Amazônia no primeiro quadrimestre de 2023 foi 36% menor que no mesmo período no ano anterior. Essa é a conclusão da pesquisa divulgada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) nesta quarta-feira (18), que estuda aspectos relativos ao uso e conservação dos recursos naturais da região.
O monitoramento identificou que, entre janeiro e abril deste ano, a retirada parcial ou total da cobertura vegetal amazônica atingiu uma área de 1.203 km². Já no primeiro quadrimestre do ano passado, foram desmatados 1.884 km².
Apesar da redução, a área devastada nos quatro primeiros meses de 2023 representa o terceiro pior resultado nos esforços de preservação do bioma desde o ano de 2008. A pesquisa levou em consideração os últimos 16 anos, que demonstra que a área degradada a cada primeiro quadrimestre do ano foi maior não só em 2022, como também em 2021.
O Instituto, em nova, fez um alerta sobre o aumento do desmatamento para os próximos anos.
“A redução observada em abril é positiva, porém, a área desmatada [no mês] ainda foi a quarta maior desde 2008 para o mês. Precisamos implantar ações emergenciais de fiscalização, identificação e punição aos desmatadores ilegais nos territórios mais pressionados, focando nas florestas públicas que ainda não possuem uso definido e nas áreas protegidas, principalmente com a chegada do verão amazônico, onde historicamente o desmatamento tende a aumentar”
Ouça a notícia com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Recife inaugura Ecoponto com pagamento imediato via Pix para recicláveis
Espaço em Campo Grande faz parte do programa Recife Limpa e oferece...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Chuva intensa: Inmet emite alerta de “Perigo” para 37 cidades de Pernambuco
Previsão aponta acumulado de até 100mm em 24h e risco de transtornos nas...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Chuvas intensas colocam Recife em estágio de atenção e reforçam alerta para áreas de morro
Acumulado de 66,7 mm em 24h representa 25% da média histórica de julho;...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Inmet renova alerta de chuvas para Pernambuco até sexta-feira
Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata devem registrar até 50...
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Inmet emite alerta de chuvas para o Grande Recife e Zona da Mata
Aviso indica precipitações de até 50 mm e risco baixo de alagamentos e...
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Em Pernambuco, 17 praias estão impróprias para banho, segundo levantamento do CPRH
Chuvas intensas e alta concentração de coliformes termotolerantes...