Dia Mundial da Retina: Especialista alerta sobre doenças nos olhos que podem causar cegueira
De acordo com a OMS, aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão comprometida, no entanto, muitos desses casos poderiam ser evitados

Foto: Reprodução / G1
Dia 29 de Setembro é a data em que se celebra o Dia Mundial da Retina. O dia é direcionado a conscientização da população sobre o quão importante é o cuidado com a saúde ocular, com foco especial, no alerta sobre a saúde da retina. O papel da retina é alvo de diversas preocupações dos especialistas oftalmológicos, visto que a Organização Retina Brasil aponta que as doenças da retina estão entre as principais causas de cegueira na população idosa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão comprometida, no entanto, muitos desses casos poderiam ser evitados. O oftalmologista especialista em doenças da retina, Paulo Saunders, destaca quais os fatores podem levar à cegueira dos pacientes.
Paulo Saunders ainda pontua quais cuidados previnem ou retardam a cegueira.
Assim como outras doenças, a adoção de hábitos de vida saudáveis são apontados como medidas de prevenção. O fato de não fumar, praticar exercício físico regularmente, dieta rica em frutas e vegetais, como check-up são os métodos mais indicados para um cuidado com a sua saúde.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença