PL 3.592/2019, aprovado na Comissão de Meio Ambiente, prevê a diminuição do valor do pagamento da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP)

O Projeto de Lei (PL-3.592/2019), de autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA). O texto prevê à redução no valor do pagamento da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) das empresas que utilizarem sucatas e outros resíduos sólidos recicláveis em seus processos produtivos.
Durante o programa CBN Recife, a advogada, especialista em direito tributário, Myrtis Guimarães Costa, destacou que essa Lei vem no âmbito de outra Lei, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada em 2010, que, desde então, vem aumentando a implantação de sistemas de logística reversa em diversos setores econômicos e trazendo bons resultados. “O retorno de resíduos já utilizados ao início do próprio sistema produtivo vem aumentando cada vez mais e os benefícios são amplos, tanto em relação a preservação do meio ambiente, que essa reutilização possibilita o destino adequado dos resíduos, diminuindo a quantidade destinada aos aterros ambientais, melhorando também a destinação ambientalmente correta e incentivando toda cadeia envolvida nessa reciclagem”, explica a advogada.
Myrtis ressaltou que o PL ainda tramita no senado. Após a Comissão de Meio Ambiente, o texto foi direcionado à Comissão de Assuntos Econômicos, mas deve voltar ao senado, onde foi iniciado, e vai precisar passar pela Câmara. “Realmente é algo para ser apreciado pelo Congresso no decorrer do próximo ano legislativo”, pontua a especialista sobre a previsão dos trâmites.
Confira outras informações na entrevista completa com Myrtis Guimarães Costa, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro