A vítima conta que não é raro ouvir comentários xenofóbicos no cotidiano de brasileiros que moram em Portugal.

Foto: Reprodução/G1
Um brasileiro foi agredido em Portugal, por um homem durante um ataque xenofóbico em Braga, localizada no extremo norte do país. O pernambucano Saulo Jucá tem cidadania portuguesa, é engenheiro civil e trabalha com fiscalização de obras. O ataque aconteceu no sábado (10), data em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é feriado nacional do país.
Saulo contou que tinha saído com alguns amigos para as proximidades da sua casa. Após se despedir deles, ele continuou na área externa de uma cafeteria conversando com a namorada por vídeo-chamada quando notou a presença do agressor.
O brasileiro, após isso, conversava com o dono do café quando o homem entrou alterado no estabelecimento. Ele contou que tinha percebido o homem que o agrediu com sinais de embriaguez antes da confusão. A vítima teria tido a sua nacionalidade questionada pelo agressor, e quando confirmou que se tratava de um brasileiro iniciou as agressões com socos e chutes.
Saulo foi internado e permaneceu no hospital até o fim da manhã do domingo (11). Em seguida, procurou uma delegacia para prestar queixa acompanhado do irmão. O exame de corpo de delito foi realizado na segunda-feira e devido à gravidade dos ferimentos, o engenheiro civil vai precisar ficar três semanas em recuperação.
A vítima conta que não é raro ouvir comentários xenofóbicos no cotidiano de brasileiros que moram em Portugal. A Embaixada Brasileira em Portugal, ainda não se manifestou sobre o caso.
Ouça a nota Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Policial penal é preso por tráfico de drogas dentro do Presídio de Igarassu
O policial nega ter conhecimento da droga
- Por REDAÇÃO
- 15/06/2025
Polícia investiga triplo homicídio dentro de residência em Nova Descoberta, no Recife
Vítimas tinham 17, 18 e 19 anos de idade
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Corpo é deixado em frente à CEPLANC, na Zona Norte do Recife; Polícia Civil investiga caso
A vítima, um homem de 28 anos, tinha diversos ferimentos por arma de fogo
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia investiga envolvimento de policial penal em entrega de droga a detento no Presídio de Igarassu
Câmeras de segurança confirmaram participação do servidor e de um detento
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia Civil identifica suspeito de invadir estacionamento do DHPP e furtar veículos militares
Dois casos foram registrados no local em menos de uma semana
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Duas mulheres são presas no Grande Recife por ligação com o Comando Vermelho
Suspeitas atuavam como ponte entre lideranças da facção no Maranhão e no...