A pesquisa possibilitou o estabelecimento de níveis de referência ou background dos teores elementares em solos, sedimentos de drenagem e a identificação de possíveis fontes de contaminação nas fontes de águas superficiais.

Foto: Divulgação/ SGB-CPRM
O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), divulgou um estudo que trouxe dados geoquímicos de toda a superfície do Arquipélago de Fernando de Noronha. A pesquisa possibilitou o estabelecimento de níveis de referência ou background dos teores elementares em solos, sedimentos de drenagem e a identificação de possíveis fontes de contaminação nas fontes de águas superficiais que são escassas na região.
Foram contemplados 53 elementos químicos em 71 amostras de solos, 16 sedimentos ativos de drenagem, 6 de águas superficiais e duas de águas de abastecimento. A geóloga Melissa Franzen, afirma que a dispersão dos elementos químicos no ambiente é controlada inicialmente pelos processos naturais, mas que a atividade humana também contribuiu para a alteração do ambiente geoquímico.
Confira mais informações na reportagem de Aline Beltrão, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Recife inaugura Ecoponto com pagamento imediato via Pix para recicláveis
Espaço em Campo Grande faz parte do programa Recife Limpa e oferece...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Chuva intensa: Inmet emite alerta de “Perigo” para 37 cidades de Pernambuco
Previsão aponta acumulado de até 100mm em 24h e risco de transtornos nas...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Chuvas intensas colocam Recife em estágio de atenção e reforçam alerta para áreas de morro
Acumulado de 66,7 mm em 24h representa 25% da média histórica de julho;...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Inmet renova alerta de chuvas para Pernambuco até sexta-feira
Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata devem registrar até 50...
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Inmet emite alerta de chuvas para o Grande Recife e Zona da Mata
Aviso indica precipitações de até 50 mm e risco baixo de alagamentos e...
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Em Pernambuco, 17 praias estão impróprias para banho, segundo levantamento do CPRH
Chuvas intensas e alta concentração de coliformes termotolerantes...