Fevereiro Laranja: GAC-PE reforça a importância do diagnóstico precoce da leucemia
De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), existem mais de 12 tipos de leucemia

Foto: Reprodução/Instragram
A campanha Fevereiro Laranja tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os sinais e sintomas da leucemia, assim como a importância da doação de medula óssea. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é um dos tumores mais frequentes na infância e na adolescência. Desde que a campanha foi criada, em 2019, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) informa a população sobre o câncer e seus tipos, além de reforçar o diagnóstico precoce.
Em outubro de 2024, a dona de casa Ana Paula, moradora do povoado de Serra Branca, em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, recebeu a notícia mais difícil da sua vida: aos 14 anos, seu filho, Otávio Luiz, foi diagnosticado com Leucemia Linfóide Aguda (LLA), tipo de câncer que acomete a medula óssea.
“Ele começou a sentir dores nas pernas, febre persistente e precisou do auxílio de uma cadeira de rodas para se locomover. Meu filho chegou a perder 4kg em apenas um mês”, relata. Até que os médicos chegassem finalmente a uma suspeita de que se tratava de uma leucemia, foram várias visitas ao posto de saúde do município. “Precisamos comparecer cerca de 4 a 5 vezes no posto de saúde e a equipe informava que se tratava de uma febre reumática”, conta Ana.
A leucemia afeta as células de defesa do organismo, conhecidas como leucócitos; ela começa na medula óssea e se espalha pelo corpo através do sangue. Segundo a hematologista do GAC-PE, Edinalva Leite, os sintomas podem ser confundidos com outras doenças comuns na infância, como a virose. “Os sintomas mais comuns são febre, anemia, fraqueza, sangramento orais e nasais, manchas roxas na pele, infecções, aumento dos gânglios, baço e do fígado”, explica. “Toda vez que uma criança apresentar esses sintomas, somado a alterações no exame de sangue, podemos pensar em leucemia”, alerta.
De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) a mais comum em crianças. “Na faixa etária pediátrica as leucemias mais frequentes são as agudas, que correspondem a cerca de 97% dos casos”, revela Edinalva. Para cada tipo (e subtipo) de leucemia é recomendado um tratamento específico. Os mais comuns são a quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e o transplante de medula óssea.
Se diagnosticada precocemente, as chances de cura são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos. “Independente do tipo de leucemia, o diagnóstico precoce possibilita um tratamento mais fácil e menos agressivo para os pacientes”, reforça a oncologista pediatra e presidente do GAC-PE, Vera Morais.
Serviço:
Fevereiro Laranja: GAC-PE reforça a importância do diagnóstico precoce da leucemia;
Local: GAC-PE (Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro) – Hospital Universitário Oswaldo Cruz, portão C;
Mais informações: John Farias (81) 99987.7748 l Laércio José (81) 99962.0199
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos