Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Graduação em Zootecnia na UFRPE comemora 55 anos de atividades


Por: REDAÇÃO Portal

Professora Mércia Virgínia reforça importância da área para o Brasil

13/05/2025
    Compartilhe:

Professora Mércia Virgínia reforça importância da área para o Brasil

Foto: Pedro Alves/g1

O dia 13 de maio é marcado como “Dia do Zootecnista”, em homenagem à primeira aula do curso de Zootecnia ministrado no Brasil, que aconteceu em 1966, no Rio Grande do Sul. E nesta terça-feira (13), o Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) comemora 55 anos da gradução e 45 anos da pós-graduação.

Professora de Zootecnia da UFRPE, Mércia Virgínia dos Santos falou à reportagem da CBN Recife sobre a importância da área.

“A Zootecnista contribui decididamente para a melhoria das condições de vida das pessoas. A Zootecnia permite que alimentos de qualidade, a exemplo de carne, leite e ovos, cheguem à mesa das famílias. E o Zootecnista é o profissional que busca produzir com compromisso ambiental e social”, afirmou.

Mércia também explicou sobre sua linha de pesquisa, a forragicultura, determinante para a garantia do país enquanto grande exportador de carne bovina.

“O conhecimento produzido pela Zootecnia impacta diretamente a vida das pessoas. A Zootecnia é a ciência que estuda criação, manejo e produção de animais, buscando sempre o bem-estar e a sustentabilidade dos sistemas de produção. Dentro da Zootecnia temos uma subárea denominada forragicultura, que estuda a produção de plantas cultivadas para a alimentação animal, permitindo uma alimentação a baixo custo e que o Brasil seja um grande produtor de carne”, pontuou. 

O curso de Zootecnia na UFRPE conta com 10 semestres, e por ano, 80 discentes ingressam na graduação - 40 por semestre. No último resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/MEC- 2023), na escala de 0 a 5, o curso de Zootecnia (campus Recife) teve nota 4.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook