Hospital dos Servidores do Estado reforça a atenção quanto à prevenção do Papilomavírus Humano (HPV)
HSE dispõe de atendimento especializado para a condição

Foto: Dayane Gomes/HSE
No mês dedicado à campanha Março Lilás, que visa a prevenção do câncer de colo do útero, o setor de ginecologia do Hospital dos Servidores do Estado (HSE) reforça a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce da doença. Esse tipo de câncer é causado por uma infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV), transmitido sexualmente.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo do útero é o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil. Em Pernambuco, a estimativa é de 770 novos casos anuais.
Os exames indicados para detectar precocemente a doença são a citologia oncótica e a colposcopia, recomendados para mulheres entre 25 e 64 anos. No HSE, uma equipe especializada realiza tanto o diagnóstico quanto o tratamento da enfermidade.
Nos primeiros dois meses deste ano, o setor de ginecologia do hospital atendeu 800 mulheres e realizou 100 exames entre citologia oncótica e colposcopia.
As consultas são conduzidas por cinco ginecologistas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 14h às 20h. Para marcação, beneficiários do Recife podem entrar em contato pelos números 4020-2616 ou 0800 284 2727; já no interior, o atendimento ocorre pelo telefone 0800 281 7373.
Os exames de citologia e colposcopia são realizados aos sábados, das 8h às 13h, com disponibilidade de 25 vagas. As marcações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, pelo telefone 3183-4650 ou presencialmente na Gerência Administrativa do Ambulatório, das 7h às 20h. Os procedimentos acontecem no mesmo local das consultas, no primeiro andar do prédio do Ambulatório do HSE, localizado na Avenida Rosa e Silva, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos