Hospital Miguel Arraes, em Paulista, tem aumento de 138% no número de doações de órgãos
Mais de 41,5 mil brasileiros aguardam na fila por um transplante

Foto: Divulgaçã/HMA
Em 2024, o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), já ultrapassou a marca de 30 doações de órgãos. Isso representa um aumento de 138% em relação a todo o ano de 2023, quando foram realizadas apenas 13 doações.
O Hospital conta com uma Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que atua 24 horas na conscientização de familiares para realização das doações, desde a entrada do paciente na unidade de saúde até o óbito.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, o Brasil registrou 3.060 doações, sendo o rim o órgão mais transplantado (66,72%), seguido do fígado e do coração. Mais de 41,5 mil brasileiros aguardam na fila por um transplante de órgãos, e segundo o HMA, o principal desafio é a aceitação das famílias para realização dos procedimentos.
“Sempre que um óbito é notificado à CIHDOTT, é realizada uma avaliação criteriosa para verificar se aquele paciente pode ser doador. Menos de 15% deles são validados para a doação. Nesse cenário, o número de famílias que recusa o procedimento chega a 60% em alguns períodos. Então, cada doação de órgão autorizada nos enche de força e vontade para continuarmos com nosso trabalho, beneficiando milhares de pessoas que se encontram na fila de espera por um transplante”, explica Lucas Stterphann, coordenador da CIHDOTT/HMA.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos