O caso, o segundo registrado em Pernambuco neste ano, foi confirmado em 14 de maio

Foto: Reprodução/SES-PE
Mais um caso do super fungo Candida auris foi registrado em Pernambuco. Dessa vez, o acometido pela doença é um homem de 77 anos de idade; ele está internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife.
Devido ao resultado positivo, a unidade de saúde, que é referência para atendimentos de alta complexidade em urgência e emergência, além de ser especializada em Traumatologia, Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Urologia, não está admitindo novos pacientes, a não ser em casos de extrema necessidade.
O caso é o segundo registrado em Pernambuco em 2023.
Um outro homem, de 48 anos, também com Candida auris, está internado em Olinda, no Hospital Tricentenário. No último ano, o estado havia confirmado 48 casos do super fungo.
De acordo com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), 200 pessoas estão sendo monitoradas por conta da notificação mais recente. A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, informou, através de nota, que os últimos casos foram confirmados há pouco menos de duas semanas: um no dia 11 e outro no dia 14 de maio.
Apesar da não admissão de novos pacientes, acompanhantes afirmam que visitas aos internados continuam sendo feitas, contudo, em menor frequência.
Surto recente
Em 11 de janeiro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmava o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil. O Hospital da Restauração, a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco, no Recife, foi o local com maior número de contaminações.
Em janeiro deste ano, pesquisadores acreditavam que o surto estivesse contido.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Pernambuco lidera transplantes renais no Norte e Nordeste e alcança 4ª posição nacional
Estado registra 624 transplantes entre janeiro e abril de 2025 e projeta...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Pernambuco abre 36 novos leitos pediátricos devido crise de SRAG em crianças
A medida foi tomada uma semana após o decreto de situação de emergência
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Recife terá primeiro centro de equoterapia em hospital público do Nordeste voltado ao TEA
Novo Hospital da Criança contará com Núcleo de Desenvolvimento Integral e...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
SES-PE abre inscrições para bolsas integrais em cursos de saúde através do FormaSUS; confira
Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Hospital das Clínicas realiza implante inédito no SUS em Pernambuco
O procedimento consiste no implante de um sistema de válvulas cardíacas
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Prefeitura do Recife oferece 1.600 exames gratuitos no Mamógrafo Móvel em junho; confira
Ação percorre 20 pontos da capital e visa o diagnóstico precoce do câncer...