Hospital Pelópidas Silveira alerta para prevenção de AVC em ação educativa
Pacientes e acompanhantes receberão informações sobre os principais fatores de risco e a importância da prevenção

Foto: Divulgação
Pernambuco registra, em média, 1,5 mil mortes anuais causadas por acidente vascular cerebral (AVC), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Apenas no primeiro semestre deste ano, já foram contabilizadas 786 mortes pela doença, caracterizada pela obstrução ou rompimento de vasos que irrigam o cérebro.
Como forma de alerta, o Hospital Pelópidas Silveira, realiza, no Dia Mundial do AVC, nesta terça-feira (29), uma ação educativa no ambulatório. Pacientes e acompanhantes receberão informações sobre os principais fatores de risco e a importância da prevenção para evitar a doença, que pode ser fatal ou deixar sequelas graves.
De acordo com o neurologista, Luis Felippe Barros, o AVC isquêmico, o tipo mais comum e responsável por 85% dos casos, ocorre quando uma artéria é obstruída, interrompendo o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro. Já o AVC hemorrágico é causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo, o que leva à hemorragia no cérebro. Os principais fatores de risco incluem hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade, tabagismo e sedentarismo, e, de acordo com especialistas, cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados com controle desses fatores.
Entre os sintomas de AVC estão dor de cabeça intensa e repentina, alterações na fala e no equilíbrio, fraqueza em um lado do corpo e dificuldade de movimento. A reabilitação também desempenha um papel importante para tratar as sequelas, com fisioterapia e fonoaudiologia como pilares da recuperação.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Criança é diagnosticada com meningite tipo B em Garanhuns, mas apresenta melhora
Caso raro da forma bacteriana grave da doença foi confirmado por exame;...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...