Humberto Costa aciona PGR contra deputado que disse desejar a morte de Lula
A notícia-crime foi apresentada contra o deputado Gilvan da Federal (PL-ES)

Foto: Alessandro Dantas/PT
O senador Humberto Costa, presidente nacional do PT, apresentou uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por incitação ao crime. Gilvan declarou, durante sessão da Comissão de Segurança Pública na Câmara dos Deputados, que deseja a morte do presidente Lula. No documento destinado ao procurador-geral Paulo Gonet, nesta quarta-feira (9), o petista pede abertura de inquérito policial para apuração dos fatos e responsabilização do parlamentar bolsonarista.
O PT alega que o deputado “se excedeu no exercício de sua imunidade parlamentar, para proferir ofensas, ameaças, incitar a violência e fazer apologia de prática de ato violento” contra o presidente Lula. O pronunciamento foi feito nesta terça-feira (8).
“Por mim, eu quero mais é que o Lula morra. Eu quero que ele vá para o ‘quinto dos inferno’ (sic). É um direito meu”, disse o deputado federal. “Nem o diabo quer o Lula. É por isso que ele está vivendo aí. Superou o câncer... Tomara que tenha uma taquicardia. Porque nem o diabo quer essa desgraça desse presidente que está afundando nosso País. E eu quero mais é que ele morra mesmo. Que andem desarmados. Não quer desarmar cidadão de bem? Que ele ande com seus seguranças desarmados”, afirmou o deputado Gilva da Federal (PL-ES) ao defender o desarmamento da guarda presidencial.
A conduta, segundo a notícia-crime, “atenta contra a ética e o respeito, bem como constitui ação criminosa e aumenta o clima de violência política". Para o partido, houve incitação ao crime, especialmente à prática de homicídio e à perseguição política. As declarações foram feitas na votação do projeto que proíbe o uso de armas de fogo pelos seguranças do Presidente da República e dos ministros de Estado. O deputado bolsonarista era o relator na Comissão de Segurança Pública, que aprovou a proposta.
Ainda nesta quarta-feira (9), em novo discurso na Câmara, Gilvan disse que “exagerou na fala” e que deveria “reconhecer os seus erros”.
“Eu aprendi com o meu pai que um homem deve reconhecer os seus erros. Um cristão não deve desejar a morte de ninguém, então, eu não desejo a morte de qualquer pessoa, mas continuo entendendo que Luiz Inácio Lula da Silva deveria estar preso e pagar por tudo que ele fez de mal para o nosso País, mas reconhecei que exagerei na minha fala. Peço desculpas”, declarou Gilvan.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro