Humberto Costa vai assumir presidência interina do PT após saída de Gleisi Hoffmann
Senador pernambucano vai comandar o partido até eleições em julho

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Humberto Costa (PT-PE) será nomeado presidente interino do PT após a saída de Gleisi Hoffmann, que assume o Ministério das Relações Institucionais. A definição do nome vai ocorrer em videoconferência da sigla nesta sexta-feira (7), com mandato previsto até julho, quando ocorrerão as eleições oficiais do partido.
A mudança ocorre em meio à reforma ministerial do governo Lula, que anunciou Gleisi para o cargo estratégico na articulação política. José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, era cotado para a função, mas perdeu força após mudanças nas indicações para ministérios.
Humberto Costa ganhou apoio da ala majoritária do PT para ocupar o cargo temporário. Apesar do consenso interno, a decisão ainda vai ser confirmada pela Executiva e pelo diretório nacional do partido. A indicação fortalece o nome do senador, que tem trajetória consolidada na sigla.
A transição no comando do PT acontece após mudanças no primeiro escalão do governo. Além de Gleisi, Alexandre Padilha assumirá o Ministério da Saúde, enquanto Sidônio Palmeira ficou à frente da Secom, reforçando a estratégia para tentar melhorar a comunicação e a popularidade do governo Lula.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro