Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço de mensagens eletrônicas do aparelho celular

Foto: Divulgação/Prefeitura do Jaboatão
Para reforçar a segurança dos moradores do município de Jaboatão dos Guararapes em relação às chuvas, a prefeitura da cidade anunciou o sistema de alerta nacional chamado de Defesa Civil Alerta (DCA) como ferramenta auxiliar.
A gestão municipal por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, juntamente com representantes das Defesas civis do estado e também nacional, estiveram em uma reunião com moradores de Jardim Monte Verde neste sábado (5), onde foi apresentado o sistema.
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço de mensagens eletrônicas do aparelho celular.
A previsão é que, no mês de maio, seja feito o primeiro envio teste DCA em cidades da região Nordeste. Após isso, os municípios pernambucanos, incluindo Jaboatão, serão capacitados para enviar alertas de acordo com critérios estabelecidos pela Defesa Civil.
Durante o encontro, foi exibido um vídeo com informações de como o recurso funciona.
Para o prefeito Mano Medeiros, a chegada dessa ferramenta contribui para o trabalho da Defesa Civil no município.
“Esta parceria firmada com as Defesas civis, estadual e federal, é fundamental para ampliarmos os mecanismos que permitam enviar alerta de chuva forte e intensa para a população, de forma rápida e segura, a fim de mitigar os impactos causados pelos desastres climáticos”, falou o prefeito Mano Medeiros.
O município que utiliza a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), da Defesa civil nacional, para enviar alertas de chuva, a exemplo de Jaboatão, através de SMS, Telegram, Whatsapp, TV por assinatura ou Google Public Alerts, deverá manter seus envios de alerta normalmente.
"É importante divulgarmos esta e outras ferramentas, junto à população, para podermos ampliar as ações preventivas e proteger ainda mais os moradores que vivem em áreas de risco", reforçou o secretário Executivo de Defesa Civil do município, Elton Moura.
Sobre o DCA
Lançado em agosto do ano passado, foi realizada uma fase piloto em cidades das regiões Sul e Sudeste do País. Na época, foram enviados testes com esses alertas para alguns municípios do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
"Para receber o DCA não é necessário que a pessoa faça um cadastro, a população irá receber esse alerta no celular, caso necessário, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso", explica a representante da Defesa Civil Nacional, Izabella Rufino.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...