Jardim Botânico do Recife inicia programação do mês do Meio Ambiente

Foto: Reprodução/Prefeitura do Recife
O Jardim Botânico do Recife (JBR), que faz parte da Prefeitura, preparou uma série de atividades educativas e ambientais em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho. A programação segue o tema "Soluções para a Poluição Plástica", proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é conscientizar e engajar o público, oferecendo eventos, como o ECOcine, palestras, exposições e rodas de diálogo, que explorem os desafios e possíveis soluções para o problema do plástico no meio ambiente.
Durante todo o mês de junho, o Jardim Botânico apresentará o ECOcine ambiental, uma iniciativa que utiliza o poder do audiovisual como uma ferramenta educativa e inspiradora. O espaço também receberá a exposição "Produção, Uso e Descarte do Plástico" ao longo do mês. Essa exposição oferecerá uma visão aprofundada sobre a cadeia de consumo do plástico e suas consequências ambientais. Os visitantes terão a oportunidade de explorar as diferentes etapas do ciclo do plástico, desde a fabricação até o descarte.
Além disso, as atividades serão complementadas por uma roda de diálogo intitulada "Repensando o Consumo de Produtos Plásticos". Nessa roda de diálogo, serão compartilhadas perspectivas sobre o problema e alternativas sustentáveis para lidar com o uso excessivo de plástico.
No dia 29 de junho, na biblioteca do Jardim Botânico do Recife (JBR) acontecerá a Oficina de Manipulação de Plantas Medicinais, em dois horários: às 10h e às 14h. Essa oficina tem como objetivo fornecer aos participantes conhecimentos práticos sobre o uso sustentável de recursos naturais para fins medicinais. A atividade visa despertar o interesse pela preservação da biodiversidade local e promover a valorização das plantas como fonte de saúde e bem-estar.
O Jardim Botânico do Recife está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 15h, e todas as atividades oferecidas são gratuitas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Todos os dias (Terça a domingo)
9h às 15h - ECOcine ambiental e roda de diálogo
"repensando o consumo dos objetos plásticos"
9h às 15h - Exposição "Produção, uso e descarte do plástico"
9h às 15h - EXPOinterativa: Poluição por microplásticos em áreas de manguezais.
Sexta-feira (09)
Palestra: Poluição por microplásticos em áreas de manguezais
Pesquisadores do CETENE - 10h
Sábado (10) e domingo (11)
Caminhada ecológica - A TRILHA DO PLÁSTICO
Inscrição: 09h
Monitoria guiada: 10h
Sábado (17) e domingo (18)
Caminhada ecológica - A TRILHA DO PLÁSTICO
Inscrição: 09h
Monitoria guiada: 10h
Domingo (25)
Caminhada ecológica - A TRILHA DO PLÁSTICO
Inscrição: 09h
Monitoria guiada: 10h
Quinta-feira (29)
Oficina de manipulação de plantas medicinais
Inscrição: Inscrições prévias via ou whatsapp (81-99323.4871)
Horário: 10h e 14h
Local: biblioteca do JBR
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...