Justiça nega pedido da CPRH de derrubar muro construído no Pontal de Maracaípe
Estrutura dificulta a passagem de pessoas que tentam acessar o local

Foto: Reprodução/TV Globo
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou que irá recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) de suspender a derrubada de muro feito no Pontal de Maracaípe, no litoral de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. A estrutura foi erguida com troncos de coqueiros e cerca um terreno privado na beira mar. Porém, a faixa de areia que foi isolada era utilizada para passagem das pessoas que acessam o local.
O muro, construído no ano passado, é alvo de queixas e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) determinou, no dia 23 de maio, a retirada da estrutura. A orientação não foi acatada, por decisão da juíza Nahiane Ramalho de Mattos, da Vara da Fazenda Pública de Ipojuca. A magistrada reconheceu que cercar e isolar a propriedade é um ato legítimo do proprietário do terreno. E solicitou que a CPRH esclareça “de forma precisa e pontual” como teria ocorrido o descumprimento da licença ambiental.
A decisão também notificou “a existência de violência iminente (risco) contra o direito de posse” e determinou que a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Ipojuca acompanhem as movimentações na área durante 30 dias.
Segundo a CPRH, o intuito alegado para a construção do muro foi que a estrutura ajudaria na contenção da erosão marinha, por isso que, na época, o órgão estadual autorizou a obra. Após as denúncias, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também vistoriou a área e constatou a prática de crimes ambientais, com impactos como danos à vegetação de restinga, barreira para passagem de tartarugas e geração de resíduos plásticos. Além disso, a estrutura tem 250 metros a mais que o projeto autorizado pela CPRH.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 11/06/2025
Turista é autuado por perseguir tartaruga marinha em Fernando de Noronha
Caso foi registrado na Praia do Porto e denunciado por meio de vídeo enviado...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Alepe promove ações em diversas cidades na Semana do Meio Ambiente; confira programação
Programação inclui seminários, exposições, feiras e plantio de mudas em...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Chuva deve se intensificar no litoral de Pernambuco na quinta e sexta, alerta Apac
Agência prevê aumento nas precipitações principalmente na Região...
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
Pernambuco comemora Semana de Meio Ambiente com programação gratuita
A iniciativa se estende até o dia 8 de junho
- Por REDAÇÃO
- 21/05/2025
Quatro rios de Pernambuco entram em cota de alerta para inundação
Rios Amaraji, Jacuípe, Tapacurá e Capibaribe preocupam autoridades; Defesa...
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Recife intensifica limpeza de canais para prevenir alagamentos durante o inverno
Ação da Prefeitura no Canal do Sport integra o programa Ação Inverno, que...