O projeto da lei aprovada foi de autoria da deputada Alessandra Vieira (PSDB)

Foto: Reprodução/TV TEM - via G1
Pessoas com autismo, deficiência intelectual, sensorial ou outras deficiências, assim como crianças menores de 3 anos estão desobrigadas de usar máscaras em Pernambuco. A Lei Estadual 17.141, publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa contempla pessoas que, conforme declaração médica, tenham deficiências que impedem o uso adequado das máscaras de proteção contra a Covid 19. A declaração poderá ser obtida por meio digital.
O projeto da lei aprovada foi de autoria da deputada Alessandra Vieira (PSDB). Em entrevista concedida ao programa CBN Recife a deputada comentou a motivação da lei e explicou por quê o uso da mascara é dificultoso para portadores de deficiência.
"Me chamou atenção alguns casos de mães que estavam com dificuldade com filhos que tem autismo e não conseguiam fazê-los usar máscara, o que acabava impedindo-os de entrar em alguns locais e realizar viagens. As pessoas com autismo e outras deficiências intelectuais apresentam um quadro de sensibilidade tátil, com isso certos toques de tecidos, são sentidos como uma dor, principalmente no rosto", comenta a deputada.
"A irritabilidade causada pela mascara, acaba fazendo a criança puxar o tecido com as mãos e isso pode ser mais um meio de infecção do que proteção. Foi com esse pensamento que criamos o projeto que agora virou lei estadual", completa Alessandra.
Confira as informações com o repórter Cynthia Ventura, clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos