Licitação da Transnordestina em Pernambuco será lançada no segundo semestre
Anúncio foi feito pelos ministros Silvio Costa Filho e Renan Filho nesta quinta-feira (13)

Foto: Divulgação/Gov.br
Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e dos Transportes, Renan Filho (Transportes) anunciaram, nesta quinta-feira (13), em Brasília, que a licitação para a retomada das obras da Transnordestina será realizada no começo do segundo semestre de 2025, após conclusão do projeto executivo.
A intervenção tem o objetivo de conectar Pernambuco ao restante do Brasil, e é considerada um projeto estratégico para o escoamento da produção nordestina e à integração regional.
A Transnordestina tem cerca de 1.753 km de extensão, e com todo o projeto de expansão concluído, vai interligar o Porto de Suape, em Pernambuco, ao estado do Piauí, passando por diversos municípios e promovendo o acesso a mercados nacionais e internacionais.
Com essa ferrovia, o Governo Federal pretende ampliar a competitividade dos produtos nordestinos, especialmente aqueles oriundos da agricultura e da pecuária, além de reduzir os custos logísticos e o tempo de transporte.
Segundo Silvio Costa Filho, a retomada da obra trará benefícios diretos à população local, como a geração de empregos durante a construção e a operação da ferrovia, além de impulsionar o desenvolvimento de cadeias produtivas na região.
“O ministro Renan tem, ao lado do presidente Lula, ajudado muito Pernambuco destravando obras no nosso estado, como a Transnordestina, a duplicação da 423; o planejamento e investimento na 232. Obras que serão fundamentais para o desenvolvimento de Pernambuco. Estamos comprometidos em transformar a realidade do Nordeste; e a Transnordestina é um projeto fundamental para alcançar esse objetivo. A licitação que anunciaremos representa um marco para o futuro econômico da nossa região”, afirmou.
Já Renan Filho complementou dizendo que a obra facilitará a integração entre os estados nordestinos, promovendo um desenvolvimento mais coeso e sustentável.
“O ministro Silvio é um dos grandes quadros em ascensão na política nacional; representando muito bem o povo de Pernambuco! O Governo Bolsonaro tinha retirado o trecho de Pernambuco da Transnordestina. E o presidente Lula entendeu que não há alternativa para o desenvolvimento do Nordeste excluindo Pernambucano do centro da estratégia. Por isso, nós retomamos o trecho e vamos executar como obra pública. Com a Transnordestina, criaremos condições para que o Nordeste se torne ainda mais forte e competitivo no cenário nacional e internacional”, ressaltou.
A expectativa é de que, com a conclusão da Transnordestina, o Nordeste se beneficie de um aumento significativo na movimentação de cargas, reduzindo a dependência de modais de transporte rodoviário e melhorando a logística regional.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Entregador usa câmeras de segurança para devolver R$ 1 mil a vendedor de frutas
Higor Victor analisaou imagens da câmera e postou o vídeo nas redes...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Morre Seu Vital, aos 84 anos, dono da "Bodega de Seu Vital" do Poço da Panela
Ele será enterrado nesta quinta, às 15h, no Cemitério Morada da Paz, em...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Governo de Pernambuco divulga licitação para obras de três unidades prisionais em Itaquitinga
Previsão é que obras sejam concluídas em 2026, ofertando 3.024 novas vagas...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
PRF apreende veículo carregado com 66 mil maços de cigarro chinês em Sertânia
Produto é proibido de ser comercializado no Brasil pela Anvisa; carga foi...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Mulher que matou e esquartejou o marido em Camaragibe é solta após decisão da Justiça
Agora, ela vai cumprir a pena em prisão domiciliar e será monitorada por...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
MPPE recomenda revogação de decretos que flexibilizam licenciamento ambiental em Paulista
Para o Ministério Público de Pernambuco, medidas da Prefeitura contrariam...