Deputada destaca a necessidade de ampliar o debate com parlamentares de todo país para que ações efetivas sejam realizadas

Diante dos vazamentos de óleo no litoral nordestino, considerado um dos maiores crimes ambientais da história do Brasil, a deputada federal pelo PT-PE, Marília Arraes, apresentou duas propostas de ações legislativas, com o objetivo de ampliar o debate com os parlamentares de todo país, a fim de propor ações efetivas que investiguem, de fato, a origem do vazamento.
Durante o programa CBN Recife, a deputada destacou as propostas e explicou o intuito de cada uma. A primeira foi a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Litoral Brasileiro, composta não apenas por deputados do nordeste, mas de todo Brasil. A justificativa é que, atualmente, o problema é no nordeste, mas, futuramente, pode atingir outros litorais do país. “Isso vai gerar um debate com diversos deputados e com certeza vai contribuir bastante com o assunto”, afirma Marília.
A outra proposta foi a transformação da sessão plenária da Câmara dos Deputados em Comissão Geral. De acordo com a deputada, essa mudança faz com que o plenário se transforme numa grande comissão, permitindo a convocação de ministros para fazer questionamentos. “O que aconteceu, por exemplo, quando houve aquela tentativa dos cortes na educação, do chamado contingenciamento, que o plenário se transformou em Comissão Geral, convocamos o ministro da educação que ouviu perguntas e questionamentos de todos os deputados”, exemplifica Arraes.
Além disso, Marília destacou que foi feito um pedido de requerimento de informação, visando a cobrança efetiva do governo federal, o qual é obrigado a responder, para saber o que, de fato, está sendo feito. Ela ainda ressaltou que as mobilizações dos voluntários estão sendo romantizadas, diante dos riscos que a retirada de petróleo das praias oferecem. “O cidadão comum não tem o preparo necessário, por mais que use EPIs para fazer essa coleta de um material tão tóxico. Então, tem que ser tratado como algo público, a cobrança que a gente tem que fazer é ao poder público”, alerta a deputada.
Para outros detalhes, confira a entrevista completa com Marília Arraes no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Simplex: confira os números da nova rodada da pesquisa para o Governo de Pernambuco
Pesquisa foi realizada no dia 8 de junho, tem margem de erro de 3% e contém...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
STF começa a ouvir réus do núcleo 1 da trama golpista
Entre os interrogados nesta fase está o ex-presidente Jair Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Governo de Pernambuco transfere ponto facultativo de Corpus Christi para véspera de São João
O ato foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (5)
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Jô Cavalcanti é confirmada como pré-candidata ao Senado pelo PSOL em 2026
Escolha da vereadora do Recife foi unânime no diretório estadual, que...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Alexandre de Moraes decreta prisão de Carla Zambelli
Deputada anunciou ter deixado o Brasil na terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Cirilo Mota desiste de reeleição e apoia Osmar Ricardo na disputa pelo comando do PT Recife
Atual presidente defende unidade no partido; capital ainda conta com outros...