MIMO Festival: retorno a Olinda será marcado por parceria entre Brasil e França
Após sete anos, a próxima edição do festival acontecerá entre 12 e 14 de setembro

Foto: Beto Figueirôa/Divulgação
O MIMO Festival, após sete anos de ausência, já tem data marcada para retornar a Olinda: de 12 a 14 de setembro. O evento vai proporcionar mais de 40 atividades, como shows, oficinas, exibições de filmes, concertos e workshops. Também haverá uma novidade nesta edição: a colaboração inédita com o festival Jazz in Marciac (JIM), da França, um dos mais importantes do mundo. A parceria prevê que o JIM traga artistas da cena musical internacional para o MIMO em Olinda.
Como contrapartida, artistas brasileiros também serão levados para se apresentar na França ainda em 2025. O intercâmbio marca a Temporada Cruzada Brasil-França 2025 (Saison Croisée Brésil–France 2025), lançada para celebrar os 200 anos de relações entre os dois países pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva.
A Temporada Cruzada trabalha como eixos temáticos "Clima e Transição Ecológica", "Diversidade das Sociedades e Diálogo com a África", e "Democracia e Estado de Direito". O objetivo principal da parceria é consolidar a cooperação em setores como cultura, economia e educação, em especial, focando na juventudo e em intercâmbios profissionais.
Como parte ativa do projeto, de acordo com a organização do MIMO 2025 em Olinda, a próxima edição "ficará marcada na memória e no coração de todos os que prestigiarem o evento". A programação completa será divulgada em breve no site mimofestival.com/2025/olinda.
Sobre o MIMO
Inicialmente chamado Mostra Internacional de Música em Olinda, logo se tornou MIMO, conquistando a comunidade local e o público, que cresce a cada edição. O festival se destacou por uma programação plural, inclusiva e inovadora, com apresentações que abrangem diversos estilos musicais, talentos do mundo inteiro, além da ocupação respeitosa de espaços históricos como igrejas, museus e praças, todos a uma curta distância uns dos outros. O evento também se destacou pelo seu caráter acessível e democrático, oferecendo toda a programação de forma gratuita.
Ao longo dos anos, o MIMO Olinda recebeu grandes nomes da música brasileira e internacional, como Egberto Gismonti, Nelson Freire, Hamilton de Holanda, Didier Lockwood, Chick Corea, Gotan Project, Buena Vista Social Club, Naná Vasconcelos, Chucho Valdés, Maria João Pires, Antonio Meneses, Philip Glass, Ibrahim Maalouf, Bassekou Kouyaté, Jards Macalé, McCoy Tyner, Amaro Freitas, Mário Laginha, Nouvelle Vague, Richard Galliano, Orquestra de Câmara de Toulouse, Trilok Gurtu, Emir Kusturica, além de grandes orquestras como a Petrobras Sinfônica, Pró-Arte e Sinfônica do Recife, e regentes renomados como Isaac Karabtchevsky e Silvio Barbato.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
São João de Petrolina: a tradição sertaneja que se reinventa na pluralidade
Em 2025, a expectativa é de que Petrolina receba cerca de 50 mil turistas...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Recife divulga programação completa do São João 2025; confira
As apresentações vão ocorrer nos polos do Sítio da Trindade, Avenida Rio...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
No Recife, MinC lança pacote de investimentos de R$ 300 milhões para impulsionar o audiovisual
Ministra Margareth Menezes conversou com a reportagem da CBN Recife
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Cine PE começa nesta segunda com programação gratuita; confira
Mais de 35 filmes serão exibidos no Cinema São Luiz e no Teatro do Parque
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Afroempreendedoras: a mãe negra dentro do mercado sustentável
Na busca de uma alternativa sustentável para substituir o uso das fraldas...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, ganha data de estreia no Brasil
Kleber Mendonça Filho ainda foi homenageado com a Medalha da Ordem do...