Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação de crianças e adolescentes contra a meningite
Por ser uma doença considerada grave e contagiosa, principalmente em relação a magnitude da ocorrência e o grande potencial de surtos, a vacinação é essencial no combate à meningite.

Foto: Reprodução / G1
Com o aumento expressivo no número de casos de meningite no estado de São Paulo, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação de crianças e adolescentes contra a doença. Em Pernambuco, a cobertura vacinal da meningocócica C, a mais comum no Brasil entre as meningites bacterianas, está em 51,84%.
Por ser uma doença considerada grave e contagiosa, a vacinação é essencial no combate à meningite, sendo a forma mais eficaz de prevenção. Das recomendadas, sete encontram- se disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) nas mais de 49 mil salas de vacinação espalhadas por todo o país.
Pensando nisso, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) está disponibilizando a vacina meningocócica C para crianças até 10 anos de idade não vacinadas e para trabalhadores da saúde. Outra vacina que também está sendo ofertada é a meningocócica ACWY, para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos de idade.
Além disso, a vacina meningocócica ACWY (Conjugada) está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. A iniciativa visa diminuir o número de portadores da bactéria na nasofaringe.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos