Ministro da Saúde, Alexandre Padilha conversa com a CBN Recife sobre o Dia D de vacinação contra gripe
Cerca de 2 milhões de doses foram destinadas para Pernambuco

Foto: Reprodução/CBN Recife
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conversou com a reportagem da CBN Recife, nesta sexta-feira (9), sobre o Dia D de vacinação contra a gripe, marcado para este sábado (10) nos estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. De acordo com Padilha, 2 milhões de doses foram destinadas para Pernambuco. No Brasil, a meta é vacinar 90% do público-alvo, mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes.
“Esse planejamento foi feito exatamente para que as pessoas possam tomar a vacina agora no mês de maio, antes do aumento de casos de gripe, que acontece, sobretudo quando começa o inverno na região Sudeste, Sul e Nordeste do nosso país. O Brasil garante mais uma vez as doses de vacina contra a gripe mais atualizadas, que protegem contra três tipos de vírus que circulam no país.
Ainda segundo Padilha, a ideia do Dia D em utilizar o sábado é para alcançar quem não consegue se deslocar ao posto de saúde durante a semana. No Recife, estarão abertos 175 locais de vacinação, sendo 151 Salas de Vacina em unidades de saúde, três Centros de Vacinação nos shoppings Recife (Boa Viagem), Riomar (Pina) e Boa Vista, e 21 Postos Volantes em mercados, praças, parques, igrejas, escolas, terreiros, além de vacinação itinerante para população em situação de rua em diversos pontos da cidade. A lista completa pode ser conferida no link https://bit.ly/VacinacaoDiaDInfluenza.
Investimento
O Ministério da Saúde (MS) também liberou R$ 100 milhões para reforçar o atendimento a crianças no SUS diante da alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O público infantil tem registrado aumento nas hospitalizações. Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, em 2025, mais de 45 mil casos de SRAG já foram notificados. Números que preocupam o ministro Alexandre Padilha.
“Já começou a aumentar os casos de internação no Brasil, e infelizmente, também casos de óbitos por SRAG. Se a gente puder garantir que as pessoas que são recomendadas pelo MS sejam vacinadas agora no mês de maio, vamos conseguir uma proteção maior. Esses R$ 100 milhões estão à disposição dos estados e dos municípios para abertura de leitos de UTI, sobretudo no caso de crianças. É muito importante termos leitos de UTI preparados para o risco de aumento desses casos”, pontuou.
Agendas
Nesta sexta-feira (9), o ministro Alexandre Padilha cumpre agendas em Caruaru, para inauguração do Hospital da Mulher do Agreste; e em Serra Talhada, da entrega da Casa de Parto Humanizado. No Recife, Padilha ainda vai participar da inauguração de um novo serviço de radioterapia no Hospital do Câncer de Pernambuco, (HCP) e visitar o Real Hospital Português e o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (PROCAPE).
Reportagem - Lucas Arruda
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Hapvida inaugura hospital de alta complexidade na Ilha do Leite, no Recife
Na nova estrutura, serão atendidos casos de média e alta complexidade
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Pernambuco lidera transplantes renais no Norte e Nordeste e alcança 4ª posição nacional
Estado registra 624 transplantes entre janeiro e abril de 2025 e projeta...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Pernambuco abre 36 novos leitos pediátricos devido crise de SRAG em crianças
A medida foi tomada uma semana após o decreto de situação de emergência
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Recife terá primeiro centro de equoterapia em hospital público do Nordeste voltado ao TEA
Novo Hospital da Criança contará com Núcleo de Desenvolvimento Integral e...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
SES-PE abre inscrições para bolsas integrais em cursos de saúde através do FormaSUS; confira
Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Hospital das Clínicas realiza implante inédito no SUS em Pernambuco
O procedimento consiste no implante de um sistema de válvulas cardíacas