MPF arquiva investigação sobre relação entre Porto de Suape e ataques de tubarões em Pernambuco
Procuradora afirma que não há comprovação de que o complexo portuário seja a causa única ou direta dos incidentes, mas reconhece impactos ambientais

Foto: Reprodução/TV Globo
O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito que investigava a relação entre a construção do Porto de Suape e o aumento dos ataques de tubarões no litoral de Pernambuco. A decisão, assinada no dia 20 de março pela procuradora da República Mona Lisa Duarte Aziz, considerou que não é possível comprovar que o complexo portuário seja a causa direta ou única dos incidentes, embora a degradação ambiental provocada pela obra não possa ser descartada como um fator contribuinte.
A investigação, iniciada em 2013, reuniu especialistas do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Durante o processo, foram analisados estudos ambientais que já indicavam impactos na fauna marítima local. Apesar disso, o MPF concluiu que medidas de prevenção e monitoramento adotadas pelo Porto de Suape e por órgãos ambientais foram suficientes para encerrar o caso.
Desde 1992, Pernambuco registrou 77 ataques de tubarões em suas praias. O Porto de Suape, localizado em Ipojuca e próximo a áreas turísticas como Porto de Galinhas, começou a operar em 1983, nove anos antes do primeiro incidente documentado. Embora o MPF tenha arquivado a investigação, a procuradora reforçou a necessidade de ações contínuas de educação ambiental e prevenção para reduzir novos episódios.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Recife inaugura Ecoponto com pagamento imediato via Pix para recicláveis
Espaço em Campo Grande faz parte do programa Recife Limpa e oferece...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Chuva intensa: Inmet emite alerta de “Perigo” para 37 cidades de Pernambuco
Previsão aponta acumulado de até 100mm em 24h e risco de transtornos nas...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Chuvas intensas colocam Recife em estágio de atenção e reforçam alerta para áreas de morro
Acumulado de 66,7 mm em 24h representa 25% da média histórica de julho;...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Inmet renova alerta de chuvas para Pernambuco até sexta-feira
Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata devem registrar até 50...
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Inmet emite alerta de chuvas para o Grande Recife e Zona da Mata
Aviso indica precipitações de até 50 mm e risco baixo de alagamentos e...
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Em Pernambuco, 17 praias estão impróprias para banho, segundo levantamento do CPRH
Chuvas intensas e alta concentração de coliformes termotolerantes...