"Na área há 40 anos, nunca vi tanta infecção ao mesmo tempo como agora", afirma Sylvia Lemos, médica infectologista
Segundo ela, é preciso uma mudança de comportamento para que o cenário não fique ainda pior.

Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images
Em entrevista à CBN Recife, a médica infectologista Sylvia Lemos afirmou que as diversas doenças e suas variações que estão sendo registradas no Brasil e no mundo atualmente podem estar associadas ao comportamento da população. Segundo ela, é preciso uma mudança de comportamento para que o cenário não fique ainda pior. A declaração da especialista vem após as confirmações de casos de Monkeypox, em Pernambuco, além dos altos casos de arboviroses e ainda da pandemia da Covid-19 e suas variantes, que a população tem convivido há mais de dois anos.
Segundo Sylvia Lemos, é importante que a população mantenha medidas sanitárias que se mostram eficientes não só para a contaminação da Covid-19, mas também para os casos de Monkeypx, também conhecida como a varíola dos macacos.
A especialista traz um alerta ainda para um possível surto de arboviroses em Pernambuco, após as chuvas que ainda atingem a região.
Em relação às arboviroses, o mais recente boletim epidemiológico de arboviroses, divulgado pela Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), somente na capital pernambucana, 19 bairros apresentam risco alto de possíveis contaminações das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre as localidades estão o Ibura, Beberibe, Jordão, Macaxeira, Nova Descoberta, Santo Amaro, Alto do Mandu, Brasília Teimosa, Pina, Rosarinho, Encruzilhada, Boa Viagem, Água Fria e Bongi.
Lista completa dos bairros:
Ibura, Beberibe, Cohab, Jordão, Macaxeira, Nova Descoberta, Peixinhos, Santo Amaro, Alto do Mandu, Brasília Teimosa, Pina, Rosarinho, Torreão, Encruzilhada, Hipódromo, Boa Viagem, Água Fria, Campina do Barreto e Bongi
Ouça a matéria da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos