OMS atualiza recomendações para a vacina contra o HPV
A doença é uma das principais causas de morte de mulheres no mundo

Foto: Divulgação/Agência Brasil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações para a vacina contra o HPV, uma das principais fatores de risco para o câncer de colo de útero. A doença é uma das principais causas de morte de mulheres no mundo. O vírus não infecta só mulheres. A doença também oferece riscos para os homens. Para especialistas, a melhor prevenção é o uso de preservativo, tanto masculino como feminino, e também a vacinação.
Embora a vacina seja uma das principais formas de prevenção, o percentual de imunização vem caindo em todo o mundo, de acordo com especialistas. No Brasil, desde 2014, quando a vacina HPV foi implementada no calendário nacional de vacinação, o fornecimento é feito com a vacina quadrivalente, oferecida de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina HPV é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Isso porque ela é altamente eficaz nos adolescentes dessa faixa etária não expostas aos tipos de HPV 6,11,16 e 18, induzindo a produção de anticorpos em quantidade muitas vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de dois anos.
O Ministério da Saúde informou, em nota, que o Programa Nacional de Imunizações acompanha a discussão e está aguardando a conclusão de outros estudos sobre a duração da imunidade com dose única e levará esse assunto para discussão já no primeiro semestre de 2023.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença