Um litro de óleo reciclado evita a contaminação de 20 mil litros de água

Foto: Ingreti Santos/PEDI
O Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, agora conta com um ponto de entrega solidária de óleo de cozinha usado. A ação tem o objetivo de promover ações educativas e reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto do material, sendo uma parceria com o programa de responsabilidade socioambiental, Mundo Limpo. Os voluntários podem deixar o óleo usado na bilheteria do Parque todos os dias, das 09h às 17h.
Os tipos de óleos que podem ser utilizados para reciclagem são azeite, óleo de girassol, de soja, de algodão, gordura vegetal e banha de porco. Quando jogado na pia ou no ralo, o óleo pode impedir o funcionamento regular de sistemas de esgoto, além de formar camadas na superfície da água que prejudicam a vida aquática e terrestre. A contaminação de lençóis freáticos e até mesmo a interrupção da fotossíntese podem ser problemas causados pelo mau descarte do óleo usado.
Uma vez reciclado, o óleo serve para produção de sabão, detergentes, cosméticos e até ração animal. No caso do material coletado pelo Mundo Limpo, além da produção de sabão em barra, parte do lucro é destinado ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
Para a educadora ambiental do Parque, Karoline Botelho, “promover ações de conservação ao meio ambiente faz parte dos pilares do Dois Irmãos. Por isso, participar de um programa como o Mundo Limpo é de extrema importância. Recebemos centenas de visitantes por semana e, se cada família aproveitar o passeio para descartar de maneira correta o óleo utilizado em casa, ajudaremos a reduzir os danos que o descarte inadequado causa à natureza, incluindo a poluição da água e a contaminação do solo”, afirma.
Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Projeto planta 500 mil mudas para restaurar biodiversidade da Caatinga em Pernambuco
Iniciativa da CPRH e Fundação Araripe visa recuperar áreas degradadas,...
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Turista é ferida por tubarão em Fernando de Noronha e ICMBio investiga irregularidade
Incidente ocorreu durante sessão de fotos subaquáticas; suspeita é de...
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Feriado tem chuvas fracas a moderadas em todo o estado, segundo a Apac
Precipitações serão rápidas durante o dia; nesta terça, não há...
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Comunidade da Goodyear, em Jaboatão, sobrevive entre a lama e o progresso
Às margens do Rio Tejipió, os moradores tem sofrido com intervenções no...
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
MPPE recomenda que CPRH e Ipojuca cumpram legislação ambiental para instalação de empreendimentos na orla
Instituições têm dez dias para acatar ou não a recomendação
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Projeto oferece solução sustentável para lodo tóxico do jeans no polo têxtil de Pernambuco
O objetivo é transformar os resíduos em cápsulas que podem ser utilizadas...