Segundo o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota, a proposta facilita o repasse de verba destinado a investimentos

Foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados
Foi aprovada nesta terça-feira (10), pela Comissão de Constituição e Justiça ( CCJ), a proposta de emenda à constituição (PEC 48/2019) que permite o repasse direto das emendas individuais para estados e municípios. O relator da proposta, o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), destacou que a PEC acaba com a burocracia para assegurar que o dinheiro destinado a obras ou aquisição de bens seja liberado rapidamente. A chamada transferência especial não necessita de convênios para que o dinheiro chegue às contas dos governos ou prefeituras. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, os convênios retêm até 40% do valor total, que demora até três anos para ser liberado.
De acordo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota, a proposta permite a transferência de dinheiro para investimentos sem a necessidade de procedimentos lentos que possam atrapalhar o desenvolvimento de estados e municípios.“Essa medida é importante pois integra a pauta municipalista do Brasil. A burocracia de repasses é muito grande, e a questão do repasse direto não significa que os estados podem gastar de qualquer jeito, existem leis a seguir”, afirmou.
Confira no play acima a entrevista completa de José Patriota para o programa CBN Total desta quarta-feira (11)
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro