O caso é o terceiro somente neste ano, e nos últimos 15 dias, a ser registrado no estado. No início de 2023, pesquisadores acreditavam que o surto estivesse contido em Pernambuco

Foto: Reprodução
Pernambuco registrou mais um caso do super fungo Candida auris. A confirmação foi feita nesta terça-feira, 23, pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE). Trata-se de um homem de 66 anos , que está internado num hospital particular do Recife; a pasta estadual não revelou o nome da unidade de saúde.
O caso é o terceiro somente neste ano, e nos últimos 15 dias, a ser registrado em Pernambuco.
Em 11 de maio, a doença foi também identificada num homem, de 48 anos, que está internado em Olinda, no Hospital Tricentenário.
Na semana passada, no dia 14, a doença causada pelo super fungo foi confirmada num homem de 77 anos de idade; ele está internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife.
E devido ao resultado positivo, o Hospital Miguel Arraes, que é referência para atendimentos de alta complexidade em urgência e emergência, além de ser especializado em Traumatologia, Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Urologia, não está admitindo novos pacientes, a não ser em casos de extrema necessidade.
Apesar da não admissão de novos pacientes, acompanhantes afirmam que visitas aos internados continuam sendo feitas, contudo, em menor frequência.
De acordo com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), 200 pessoas estão sendo monitoradas por conta da notificação do dia 14.
Em 11 de janeiro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmava o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil. O Hospital da Restauração, a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco, no Recife, foi o local com maior número de contaminações. No último ano, o estado confirmou 48 casos do super fungo.
No início de 2023, pesquisadores acreditavam que o surto estivesse contido.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos