Prefeitura do Recife anuncia mudança no comando da Secretaria Municipal de Educação
Cecília Cruz é escolhida para função de Fred Amâncio

Foto: Divulgação/PCR
O prefeito João Campos anunciou, nesta terça-feira (18), uma mudança no comando da Secretaria de Educação do Recife. Cecília Cruz, que atualmente ocupa o cargo de secretária adjunta, assumirá a liderança da pasta no lugar de Fred Amâncio, que deixa o posto para aceitar um convite de uma importante instituição do terceiro setor voltada à educação.
A transição vem sendo planejada desde dezembro de 2024, com os primeiros meses de 2025 dedicados à organização dessa mudança. Fred Amâncio permanecerá à frente da secretaria até 31 de março, garantindo um processo estruturado e transparente, sem prejuízos à continuidade das ações estratégicas da política educacional da cidade.
Mesmo deixando o cargo executivo, Fred Amâncio seguirá contribuindo com a gestão municipal de forma informal, auxiliando no fortalecimento de programas educacionais bem-sucedidos e reconhecidos em nível nacional.
Com uma trajetória consolidada na área, Cecília Cruz já desempenhava um papel ativo na implementação de projetos e políticas públicas no Recife. Anteriormente, foi chefe do Gabinete de Gestão Estratégica da Prefeitura, atuando diretamente com o prefeito João Campos. Sua nomeação reforça o compromisso com a continuidade das políticas educacionais e a valorização do trabalho técnico na administração municipal.
Entre os desafios e metas que Cecília Cruz terá pela frente, destacam-se a ampliação das vagas em creches de 6.429 para mais de 15 mil em quatro anos, um número superior ao que foi criado nas últimas quatro décadas; a implementação do intercâmbio no formato summer camp para alunos e professores da rede municipal; e o avanço nos índices educacionais, como a elevação da taxa de alfabetização na idade certa para 63% em 2024, posicionando Recife entre as seis capitais mais bem colocadas no país. Além disso, a cidade registrou melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), além da entrega de 690 novas salas de aula em creches e cerca de 130 em escolas.
Cecília Cruz é formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui ampla experiência nos setores público e privado. Já atuou como consultora de gestão educacional na FGV, coordenadora de Gestão de Pessoas e assessora técnica no Governo de São Paulo, além de ter sido secretária de Educação no município de Ferraz de Vasconcelos (SP) e chefe do Gabinete de Gestão da Prefeitura do Recife. Sua trajetória reforça a aposta na continuidade e na inovação das políticas educacionais da capital pernambucana.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro