O paciente que teve uma nova chance, é um homem de 53 anos, que mora na Região Metropolitana do Recife

Foto: Reprodução
Uma equipe do PROCAPE, pronto-socorro cardiológico da Universidade de Pernambuco, realizou o primeiro transplante de coração da unidade, que existe desde 2017. A operação aconteceu na madrugada de segunda (27) para terça-feira (28).
O paciente que teve uma nova chance, é um homem de 53 anos, que mora na Região Metropolitana do Recife. Ele estava desde o começo de maio deste ano na fila de espera e recebeu o novo órgão numa cirurgia que durou cerca de oito horas.
De acordo com Pedro Sarleno, Cirurgião Cardiovascular tudo começa através da escolha do doador, que é um procedimento inicial e primordial para a realização do implante.
O órgão doado veio de um paciente jovem, vítima de um acidente vascular cerebral, que resultou na morte encefálica. O procedimento cirúrgico iniciou às 19h da segunda-feira e só terminou por volta das 4h da manhã da terça-feira.
O diretor do PROCAPE, Ricardo Lima, exaltou a realização da cirurgia em uma unidade pública, universitária e 100% SUS.
Apesar do pós-operatório ser um momento crítico e demandar cuidados, o paciente que recebeu o transplante segue internado e em observação, mas se recupera bem.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos