O sindicato, que possui mais de 43 itens na lista de reivindicações a serem debatidas com o Governo do Estado, já realizou paralisações de advertência neste ano

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) faz, nesta quinta (19), mais uma paralisação em meio às negociações, entre outras pautas, pelo piso salarial, o plano de carreira e a qualidade do ensino público estadual. Um ato está programado para acontecer às 10h, na Praça do Derby, área central do Recife.
O sindicato, que possui mais de 43 itens na lista de reivindicações a serem debatidas com o Governo do Estado, já realizou paralisações de advertência neste ano. Em 26 de março, ocorreu a primeira negociação com a categoria. Outra rodada está prevista para o próximo dia 25, na sede da Secretaria de Administração. E no dia 26, o Sintepe se reunirá em assembleia-geral para deliberar sobre os resultados.
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Ivete Caetano, as propostas apresentadas pelo governo na última rodada de negociação, ainda que contivessem repercussão na carreira, o que é bastante requisitado pela categoria por beneficiar mais de 52 mil professores, eram insuficientes e incompletas. Por isso o Sintepe optou pela continuidade das reivindicações, também para analisar algumas propostas de impacto significativo.
"(O Governo do Estado) Apresentou uma diferenciação salarial de licenciatura plena para especialização, mas manteve o mesmo salário para quem tem só formação de Ensino Médio e quem fez uma universidade. Então a gente achou isso um absurdo! Porque a gente faz uma campanha salarial para acabar com essas distorções", afirmou.
Ivete também falou sobre outras pautas que têm sido tratadas pela categoria com urgência.
"Nós temos estudantes passando mal, desmaiando. Nós temos professores com problemas seríssimos, principalmente quem tem pressão alta nesse momento com calor excessivo. E também a questão da merenda escolar. São dois itens que a gente dá destaque nessa luta nossa hoje. A merenda escolar é insuficiente e a merenda escolar não está com qualidade. Então, é preciso urgentemente fazer mudanças gigantescas em relação à merenda escolar", finalizou.
Questionada pela reportagem da CBN Recife, por nota, a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) afirmou que deu início ao processo de negociação 2024 com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Para isso, já realizou duas reuniões de Mesa Específica de Negociação Coletiva Permanente com a categoria, além de diversas reuniões sobre a Pauta de Reivindicações, no âmbito da Secretaria de Educação, referente aos temas pertinentes. Na pauta desses encontros estão também, entre outros temas, a questão salarial e o Plano de Cargos e Salários e o Piso da categoria. A SAD comunica, ainda, que haverá nova rodada de negociação no próximo dia 25.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Governo de Pernambuco abre licitação para construção de escola indígena em Águas Belas, no Agreste
A nova unidade de ensino atenderá a cerca de 400 estudantes
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Movimento Pró-Criança celebra 32 anos com reabertura de unidade no Recife Antigo e oferta de cursos gratuitos
Evento contará com missa, homenagem a fundador e abertura de 150 vagas para...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
SESI-PE abre 300 vagas para cursos gratuitos de qualificação online
Formações em Satisfação do Cliente e Oratória são oportunidades para...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Educação inclusiva em Pernambuco enfrenta carência de profissionais e estrutura, aponta TCE-PE
Levantamento mostra que metade dos alunos neuroatípicos não recebe o...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
PROUPE abre 1.560 bolsas de estudo de até R$ 500 para estudantes baixa renda
As vagas são voltadas ao segundo semestre letivo deste ano
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Reunião anual da SBPC inicia programação gratuita no campus da UFRPE, no Recife
O evento conta com cerca de 200 atividade